sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Análise dos contos de Machado de Assis

1. São freqüentes na obra de Machado os temas seguintes: a relatividade dos conceitos morais; o tédio; a loucura; o adultério. De qual desses temas, na sua opinião, trata o conto lido?

2.  A narrativa de um conto pode ser linear ou não-linear. Qual foi a forma escolhida pelo autor?

3. Nas obras machadianas, encontramos duas características fundamentais do seu estilo: a metalinguagem (desvendamento do ato de escrever, ao longo da produção do texto) e a não confiabilidade do narrador (que ilude, provoca, desconcerta o leitor, em "conversas" em que muitas vezes ironiza suas expectativas).
a) Transcreva uma passagem em que o autor tenha utilizado da metalinguagem.
b) Em que pessoa é narrada a história? O narrador do conto é confiável? Ele tem visão global dos fatos e acesso ao estado mental das personagens? Comente.

4. As personagens criadas por Machado de Assis não são seres extraordinários nem procedem de maneira heróica. São homens e mulher comuns, dotados de sentimentos contraditórios, complexos, com qualquer ser humano real.
a) Machado desmascara também o jogo de relações sociais, enfatizando o contraste entre essência (o que os personagens são) e a aparência (o que os personagens aparentam ser). Analise as atitudes dos personagens que ilustrem essa característica.
b) O que sobressai no texto: a descrição do ambiente ou a análise psicológica da personagem?
c) No conto lido interessa mais o desenrolar dos acontecimentos ou interessam prioritariamente as reflexões a que o fato conduz o leitor? Explique.

0 comentários:

Postar um comentário