terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Poesia em ação

Título: Poesia em Ação:   palavra & imagem & movimento

Resumo: O projeto “Poesia em ação: palavra & imagem & movimento” foi aplicado com os alunos do 1º ano do Ensino , durante os meses de agosto e setembro de 2009. Entre os objetivos propostos, permitir os alunos conhecerem espaços virtuais que disponham de acervos literários de domínio público, revistas eletrônicas e experimentações literárias que despertem o gosto pela leitura e a criação de textos poéticos em meio-eletrônico. Para a realização do trabalho, a sala de informática foi espaço essencial, já que a maioria das atividades foi desenvolvida nela. Na primeira etapa, os alunos navegaram livremente pelo site do Nupill (http://www.nupill.org/) - O Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística – que é vinculado ao Curso de Pós-Graduação em Literatura e ao Departamento de Línguas e Literaturas Vernáculas, do Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. Na segunda etapa, orientados pela professora, leram poesias virtuais que circulam no site do Nuppil, no site oficial de Arnaldo Antunes (http://www.arnaldoantunes.com.br/) e no de Augusto de Campos (http://www.augustodecampos.com.br/), analisando-as e identificando características próprias do texto. Conforme Patrícia Ferreira da Silva Martins, no artigo “Poesia e tecnologia” - Revista texto digital no 04 – site do Nuppil, “Com o uso da teoria da informação, do cálculo de probabilidade e da hipertextualidade, surge uma poesia que passa a ser chamada de poesia virtual. A interatividade, nessa forma de poesia, é total. O poema virtual exige algumas habilidades técnicas por parte do leitor (que se torna co-autor); ele se torna uma obra coletiva, inacabada, indeterminada e em processo.”   Em seguida, estabeleceram relação entre a poesia virtual e a poesia “tradicional”. Segundo Kac "A poesia virtual leva a linguagem a dimensões ainda não vistas da experiência verbal. Essa poesia explora uma nova sintaxe, feita de animação linear ou não-linear, hyperlinks, interatividade, textos em tempo real, descontinuidade espaço-temporais, auto-similaridade, espaços sintéticos, imaterialidade, relações diagramáticas, tempo visual, múltiplas simultaneidades e muitos outros procedimentos inovadores." (http://www.ekac.org/jtpoesia.html). Na etapa final, abastecidos de informações,  elaboraram, em duplas, poesia virtuais, utilizando como ferramenta o apresentador de slides no programa do Linux. Da realização do projeto, fica claro o quanto a Internet hoje tem sido não só um espaço importante para divulgação de textos que fazem parte do nosso acervo literário, mas também um espaço de criação e experimentações lingüísticas, mesclando muitas vezes literatura e arte.  O que facilita a aproximação entre aluno e o texto literário em meio eletrônico, já que essa se dá pela intimidade que o jovem tem com os recursos disponíveis nas novas tecnologias. Por isso, a criação de textos poéticos em meio eletrônico tornou as aulas de Literatura muito mais dinâmicas pelos recursos eletrônicos, além de estimular a criatividade e a criticidade dos alunos nas leituras e na produção dos textos.

Palavras-chave: nupill - poesia virtual - tecnologia

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