quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Exposição oral

Etapas na organização do conteúdo

1. Abertura – Momento formal, geralmente realizado por um mediador. Define o papel do expositor e a finalidade da exposição.
2. Introdução ao tema – Primeiro contanto do expositor com a plateia. Apresenta o assunto da exposição e mobiliza a atenção, o interesse ou a curiosidade dos ouvintes.
3. Apresentação do plano – Esclarece o plano da exposição, os tópicos que serão abordados.
4. Desenvolvimento do tema – Expõe o tema, dando encadeamento ao que foi planejado e informado aos ouvintes anteriormente.
5. Recapitulação – Retoma os principais pontos da exposição.
6. Conclusão – Expõe uma “mensagem” final.
7. Encerramento – Momento formal, de agradecimento aos ouvintes. Pode também ser realizado por um mediador a ser aberto à participação dos ouvintes.

Em uma apresentação oral,  há expressões que funcional como fórmulas que marcam, indicam as diferentes etapas da exposição. As frases seguintes exemplificam essas etapas, mas observem que os quadros estão fora da sequência lógica.
a) Numere as frases construindo uma sequência lógica, levando em conta os marcadores que determinam cada etapa.
(       ) Na minha exposição, mostrarei como essa questão interfere nas... Considero esse assunto muito importante, pois todos nós, muitas vezes sem perceber, contribuímos para manter essa situação.
(       ) Assim, primeiro falarei sobre... Em seguida, mostrarei as consequências  disso... E, para concluir, falarei sobre as ações que podemos ter...
(        ) Então, em relação ao primeiro aspecto, isto é, a questão... Agora, passarei a expor as consequências de determinados comportamentos... Como já falei sobre... agora abordaremos...
(          ) Bem, isso é tudo que tenho a dizer... Agradeço a todos pela atenção e interesse...
(        ) Bom dia a todos. Nosso convidado de hoje é... Ele abordará a questão...
(          ) Dessa forma, a conclusão de tudo isso é que...
(          ) Finalmente, podemos resumir essa questão em um frase...


b) Qual  a função desses marcadores em um exposição oral?

c) De que maneira conhecer as etapas que estruturam uma exposição oral pode ajudar o trabalho do expositor? E o que possibilita aos ouvintes.

Atividade retirada do livro “Diálogo” – ed. Renovada.  9º ano.

0 comentários:

Postar um comentário