domingo, 1 de julho de 2012

Intertextualidade


Leia atentamente os três textos que seguem:

Texto 1

BRASIL AME-O
OU DEIXE-O.
        frase emblemática de propaganda do regime militar na década de 70.


Texto 2
Ame-o ou deixe-o
Marcelino Freire, Eraodito. 2 ed.
São Paulo: Ateliê Editorial,2002.

Texto 3

Ameixas
Ame-as
Ou deixe-as.
Paulo Leminski - poeta curitibano
morto em 1989.

À citação de um texto por outro, seja ela implícita ou explícita, dá-se o nome de intertextualidade, o que ocorre nitidamente entre os textos acima. A partir da leitura comparativa dos referidos textos, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A releitura realizada no texto de Paulo Leminski pretende, dentre outras coisas, eliminar, por meio do sarcasmo, o caráter formal da frase emblemática do regime militar.

b) Tanto o texto de Paulo Leminski quanto o de Marcelino Freire refutam a frase do regime militar. O de Leminski o faz por meio da sonoridade das palavras empregadas. Já o de Marcelino faz uso de recursos gráficos para se opor ao fragmento atribuído aos militares.

c) Os três textos focalizam humoristicamente o mesmo momento histórico, embora tal humor esteja mais claramente visível no texto 1, de propaganda do regime militar. 

d) O texto de Marcelino Freire retoma literalmente a frase emblemática do período militar mas, por meio da disposição das letras e palavras - que sugerem liberdade formal e temática - contesta a referida frase. 

e) A principal marca de contestação dos ideais dos militares no texto de Marcelino Freire é a disposição gráfica, isto é, o modo como as letras e palavras estão organizadas. O texto de Paulo Leminski manifesta sua contestação por meio de uma piada, cuja base é a sonoridade das palavras é o nonsense(1). 


(1) ilógico, destoado de lógica racional

0 comentários:

Postar um comentário