sábado, 7 de julho de 2012

Seis ou treze coisas que aprendi sozinho

Texto III, para responder às questões 1 e 2


Seis ou Treze Coisas que Aprendi Sozinho 

Lugar em que há decadência.
Em que as casas começam a morrer e são habitadas por morcegos.
Em que os capins lhes entram, aos homens, casas portas a dentro.
Em que os capins lhes subam pernas acima, seres a dentro.
Luares encontrarão só pedras mendigos cachorros.
Terrenos sitiados pelo abandono, apropriados à indigência.
Onde os homens terão a força da indigência.
E as ruínas darão frutos.
Manoel de Barros.



Questão 1
Considerando o texto III, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 

0.( ) O poema apresenta uma linguagem, na norma padrão, que é utilizada em diversos gêneros, sobretudo em poemas amorosos, seguindo os padrões poéticos regidos pelas normas. 

1.( ) “Casas começam a morrer” (verso 2), “capins” (verso 3), “pedras” (verso 5), “mendigos” (verso 5),“cachorros” (verso 5), “Terrenos sitiados” (verso 6) explicitam o primeiro verso do poema “Lugar em que há decadência”. 

2.( ) A característica realista mais evidente no poema é a apropriação de cenas comuns, cotidianas, da cultura popular como forma de valorização da identidade nacional. 

3.( ) O último verso do poema ― “as ruínas darão frutos” ― está em sentido conotativo e representa que a 
“decadência”, que aparece no primeiro verso, tende a aumentar. 

4.( ) No verso “Luares encontrarão só pedras mendigos cachorros”, há uma gradação, pois o termo “Luares” foi empregado com o valor de “decadência”. 


Questão 2
Considerando o texto III, julgue os itens a seguir, assinalando (V) para os verdadeiros e (F) para os falsos. 

0.( ) O verbo haver, no sentido de existir, é impessoal e se conjuga sempre na 3ª pessoa do singular. Por analogia, a mesma regra de concordância se aplica ao verbo existir, como em Existe casas habitadas por morcegos. 

1.( ) A locução verbal “começam a morrer” (verso 2) focaliza o ponto inicial do evento descrito pelo verbo principal. Esse tipo de propriedade é chamada de aspecto verbal. 

2.( ) Embora os verbos entrar e subir sejam considerados tradicionalmente como intransitivos (verbos que não exigem complemento), nos versos 3 e 4, eles se apresentam com um objeto indireto, representado pelo pronome “lhes”. 

3.( ) Certos advérbios costumam ter mobilidade na sentença, podendo aparecer em diversas posições. É o caso do termo “só” (verso 5), cujo deslocamento, como em Só luares encontrarão pedras..., não altera a interpretação do verso. 

4.( ) No verso 5, o emprego de vírgulas entre “pedras”, “mendigos” e “cachorros” seria apropriado, caso se tratasse de um texto que não tivesse um caráter literário. 

0 comentários:

Postar um comentário