segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Linguagem dissertativa - exercícios


A linguagem dissertativa
1- Adequação
A redação deve obedecer à norma culta escrita, evitando-se repetições inexpressivas, gírias, vocabulário impreciso, etc.
Exemplo de impropriedade a ser evitada:
Tem um negócio que a gente sente que é uma coisa tipo quando você sente dor no peito.
Há um sentimento muito doloroso, que nos atinge às vezes no peito.

Exercício -1-
Reescreva as frases seguintes, adequando-as à norma escrita:
a) O homem tem um troço que é que o separa dos animais, a liberdade.
b) Com tantos problemas que tem, a televisão fica aí, como uma vaca no meio da sala.

2- Clareza
O texto precisa ser inteligível; para isso, devem-se evitar ambiguidades e obscuridades.
Exemplo de ambiguidade a ser evitada:
Sexo? Só com os pais.
Educação sexual? Só com os pais.

Exercício -2-
Reescreva as frases seguintes, resolvendo a ambiguidade:
a) Moradores reivindicam centro de saúde com criatividade.
b) Museu reúne quadros com mulheres de Picasso.
c) Família muda vende tudo.
d) A sociedade não percebe o mal que a televisão faz a si própria.
e) Proibido entrar na loja de patins.
f) Proibido entrar de patins na loja.

3- Concisão
As palavras e frases devem ser utilizadas com economia, evitando-se redundâncias. É preciso estar atento também à prolixidade, ao excesso de palavras desnecessárias.
Exemplo de redundância e prolixidade a evitar:
Os dois fizeram o trabalho. Seu amigo tinha convidado para fazerem um trabalho. Os dois fariam o trabalho e dividiriam o dinheiro ganho com o trabalho.
Seu amigo o convidou para fazer um trabalho. Fizeram-no e dividiram o dinheiro ganho.

Exercício -3-
Reescreva as frases seguintes, dando concisão à linguagem:
a) Um córtex grande não determina necessariamente a inteligência. Mas um córtex pequeno também não determina a falta de Inteligência.
b) Novidade inédita na área de informática agita o mercado.
c) Compre uma calça e ganhe grátis um brinde.

4- Coesão
A organização do texto deve ser feita com nexos lógicos adequados, encadeando-se logicamente as ideias e evitando-se frases e períodos desconexos.
Exemplos de confusão a ser evitada:
Deve existir uma forma de avaliar os candidatos; e isso não é possível apenas fazendo uma prova, onde os candidatos poderiam talvez ter ido melhor no dia seguinte ou no anterior por questões psicológicas, mentais ou o que for.
Deve haver uma forma de avaliar os candidatos, mas isso não é possível com a aplicação de uma única prova, pois seu desempenho pode variar em dias diferentes, graças ás condições psicológicas, por exemplo.

Exercício -4-
Reescreva as frases seguintes, com linguagem organizada e coesa:
a) Sabemos que o ministério gasta demais com tratamento que nós podíamos evitar as doenças.
b) Às vezes as ideias aparecem de repente, mas aquelas boas ideias são as planejadas antes de se concluir algum ou podem surgir horas exatas a utilizá-las.

5- Expressividade
Quem redige deve buscar uma elaboração própria e expressiva de linguagem, evitando os clichês, as frases feitas e os lugares comuns.
Exemplo de chavão ou clichê:
O homem de hoje não vive, ele vegeta na selva de pedra da cidade grande.
O homem da cidade grande não vive plenamente; apenas luta pela subsistência, como numa selva.

Exercício -5-
Reescreva as frases abaixo, utilizando uma linguagem sem clichês:
a) As crianças são a esperança, o futuro do Brasil.
b) As pessoas viraram máquinas frias e insensíveis, viraram peças de engrenagem, robôs que não sabem que só o amor constrói.
c) O dinheiro não traz felicidades, pois dessa vida não se leva nada.
d) Não tenho tudo que amo, mas amo tudo que tenho.


fonte: Língua Portuguesa - Novas Palavras, 3 ano EM. Emília Amaral, Mauro Ferreira, Ricardo Leite e Severino Antônio.

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