terça-feira, 21 de março de 2017

coesão e coerência


Coesão Textual

1. Completa o excerto que se segue com as palavras abaixo indicadas: AVC ao volante

É a maior causa de morte em Portugal e, em alguns casos, o acidente vascular cerebral (AVC) ocorre ao volante. Um auxílio rápido é, _________, fundamental para evitar consequências muito graves. A BMW está a trabalhar numa maneira de ajudar, num caso como este. O cenário é simples: um condutor segue na faixa da esquerda numa autoestrada ______ sofre um AVC, ou um ataque de coração que o impossibilita de continuar a dominar o automóvel.
O sistema deteta o que aconteceu ao condutor, através da mudança dos padrões de condução, e toma controlo da situação. _______, acende os quatro piscas, ______ mantém a acelera¬ção constante e manobra a direção para manter o carro na sua faixa. ________, faz pisca para a direita e os sensores laterais detetam ______ a faixa da direita está livre. O carro muda _____ para essa faixa e começa gradualmente a reduzir a velocidade. Procura uma berma segura e faz, ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬_______, pisca para a direita, reduz mais a velocidade e.
estaciona o carro de forma segura na berma. Aciona ______________ os quatro piscas e faz uma
chamada de emergência para o 112, comunicando as coordenadas do veículo.
Dentro de pouco tempo, o condutor inativo recebe auxílio de um veículo de assistência médica. As vantagens para o próprio são óbvias ______, durante o processo, também se evitaram potenciais colisões com os outros utentes das estradas. É o Emergency Stop Assistant.

Super interessante n. ° T53, janeiro de 2011

mas - primeiro - muitas vezes - quando - então - novamente - em seguida - depois - finalmente



1.1. O conjunto de palavras utilizadas no exercício denomina-se:
a) advérbios
b) conectorés
c) conjunções
d) locuções

2. Lê cada período com muita atenção e, no teu caderno, ordena-os de forma a assegurares a coerência textual do artigo sobre o Facebook no mundo.
( ) a) Eram dados a mais, por um lado (embora tivesse começado com uma amostra de dez milhões), e, por outro, os mecanismos informáticos de que dispunha não estavam à altura de representar com subtileza o emaranhado de relações internacionais e intercontinentais.
(1) b) A ideia de Paul Butler era simples, como todas as boas ideias: pegar nos dados relativos às "amizades" dos 500 milhões de membros do Facebook e tentar visualizá-los num mapa.
( ) c) Porém, Butler insistiu e acabou por encontrar uma forma de tratar os dados e traduzi-los num mapa.
( ) d) A China e a Rússia estão praticamente ausentes deste gráfico da pegada humana no século XXI.
( ) e) Não foi tarefa fácil, como confessa no seu blogue (http://www.facebook.com/notes/face-book-engineering/visualizing-friendships/469716398919).
( ) f) nele veem-se também grandes manchas que indicam zonas desérticas ou pouco habitadas (quase toda a África e uma grande parte da América do Sul), mas também áreas de infoexclusão (o Nordeste brasileiro, a metade sul do continente africano) e outras onde os governos controlam com mão de ferro a presença dos seus cidadãos no mundo digital.
( ) g) O resultado é um atlas da presença do Facebook no mundo, mas é bastante mais do que isso: nele veem-se nitidamente os contornos dos continentes e até algumas fronteiras nacionais (há muito mais utilizadores em Portugal do que em Espanha, por exemplo);


Super interessante n.º 153, janeiro de 2011

0 comentários:

Postar um comentário