terça-feira, 21 de março de 2017

Literatura Afro-brasileira


Literatura Afro-brasileira – um conceito em construção, processo e devir. Além de segmento ou linhagem, é componente de amplo encadeamento discursivo. Ao mesmo tempo dentro e fora da Literatura Brasileira. Constitui-se a partir de textos que apresentam temas, autores, linguagens mas, sobretudo, um ponto de vista culturalmente identificado à afrodescendência, como fim e começo. Sua presença implica re-direcionamentos recepcionais e suplementos de sentido à história literária canônica.

literafro – Portal da Literatura Afro-brasileira. Objetivo: divulgar e estimular a pesquisa e a reflexão a respeito da produção literária dos brasileiros afrodescendentes. Lugar rizomático, elo e ponto de encontro. Mas, também, ambiente lacunar, feito de presenças e ausências, que adquire sentido pelo que apresenta e pelo que ainda está por vir e apresentar. Espaço em construção, aberto sempre a visitas e intervenções.
Eduardo de Assis Duarte
Coordenador do Projeto
Luiz Francisco Dias
Diretor da FALE-UFMG

Leia o artigo de Eduardo de Assis Duarte: Literatura Afro-brasileira: um conceito em construção http://www.letras.ufmg.br/literafro/





   

0 comentários:

Postar um comentário