COERÊNCIA TEXTUAL
Dos trabalhos que desenvolvem os aspectos da coerência dos textos, o de Charolles (1978) é frequentemente citado em estudos descritivos e aplicados. Partindo da noção de textualidade apresentada por Beaugrande e Dressier, Charolles também entende a coerência como uma propriedade ideativa do texto e enumera as quatro meta-regras que um texto coerente deve apresentar:
1. Repetição: Diz respeito à necessária retomada de elementos no decorrer do discurso. Um texto coerente tem unidade, já que nele há a permanência de elementos constantes no seu desenvolvimento. Um texto que trate a cada passo de assuntos diferentes sem um explícito ponto comum não tem continuidade. Um texto coerente apresenta continuidade semântica na retomada de conceitos, ideias. Isto fica evidente na utilização de recursos linguísticos específicos como pronomes, repetição de palavras, sinônimos, hipônimos, hiperônimos etc. Os processos coesivos de continuidade só se podem dar com elementos expressos na superfície textual; um elemento coesivo sem referente expresso, ou com mais de um referente possível, torna o texto malformado.
2. Progressão: O texto deve retomar seus elementos conceituais e formais, mas não deve limitar-se a isso. Deve, sim, apresentar novas informações a propósito dos elementos mencionados. Os acréscimos semânticos fazem o sentido do texto progredir. No plano da coerência, percebe-se a progressão pela soma das ideias novas às que são já tratadas. Há muitos recursos capazes de conferir sequenciarão a um texto.
3. Não-contradição: um texto precisa respeitar princípios lógicos elementares. Não pode afirmar A e o contrário de A. Suas ocorrências não podem se contradizer, devem ser compatíveis entre si e com o mundo a que se referem, já que o mundo textual tem que ser compatível com o mundo que representa. Esta não-contradição se expressa nos elementos linguísticos, no uso do vocabulário, por exemplo. Em redações escolares, costuma-se encontrar significantes que não condizem com os significados pretendidos. Isso resulta do desconhecimento, por parte do emissor, do vocabulário a que recorreu.
4. Relação: um texto articulado coerentemente possui relações estabelecidas, firmemente, entre suas informações, e essas têm a ver umas com as outras. A relação em um texto refere-se à forma como seus conceitos se encadeiam, como se organizam, que papeis exercem uns em relação aos outros. As relações entre os fatos têm que estar presentes e ser pertinentes.
Exercícios
1. Identifique, em cada um dos textos a seguir, a meta-regra de coerência que foi infringida. Em alguns casos, mais de uma meta-regra foi infringida. Tente estabelecer a principal. (Estes textos foram retirados de PETRAS. O melhor do besteirol.)
a. “É realmente apropriado que nos reunamos aqui hoje, para homenagear Abraham Lincoln, o homem que nasceu numa cabana de troncos que ele construiu com suas próprias mãos”. (Político, em um discurso, homenageando Lincoln)
b. “Damos cem por cento na primeira parte do jogo e, se isso não for suficiente, na segunda parte damos o resto”. (Yogi Berra, jogador norte-americano de beisebol, famoso por suas declarações esdrúxulas)
c. “Mantle rebate com as duas mãos porque é anfíbio”. (idem)
d. “Alguma força sinistra entrou, aplicou uma outra fonte de energia e apagou as informações contidas na fita”. (Alexandre Haig, oferecendo ao juiz John Sirica uma teoria sobre um “buraco” de 18,5 minutos nas fitas de Nixon, durante o caso Watergate).
e. “Nós não temos censura. O que temos é uma limitação do que os jornais podem publicar”. (Louis Net, ex-vice-ministro da Informação da África do Sul).
f. “Substituição de bateria: substitua a bateria velha por uma bateria nova”. (Instrução em manual de aparelho elétrico).
g. “Por que deveriam os irlandeses ficar de braços cruzados e mãos nos bolsos enquanto a Inglaterra pede ajuda?” (Sir Thomas Myles, falando em um comício em Dublin, em 1902, sobre a guerra dos Boeres).
h. “Por que os judeus e árabes não podem se reunir e discutir a questão como bons cristãos?” (Arthur Balfour, estadista britânico, primeiro-ministro e ministro do Exterior).
i. “Quando um grande número de pessoas não consegue encontrar trabalho, o resultado é o desemprego”. (Calvin Coolidge, presidente americano em 1931).
j. “Encontrando um milhão de dólares na rua, eu procuraria o cara que o perdeu e, se ele fosse pobre, devolveria”. (Yogi Berra).
k. “Acho que os senhores pensam que, em nossa diretoria, metade dos diretores trabalha e a outra metade nada faz. Na verdade, cavalheiros, acontece justamente o contrário”. (Diretor de empresa, defendendo membros do seu staff).
l. “Um homem não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo, a menos que ele seja uma ave”. (Sir Boy Roche, deputado representante de Tralee no Parlamento Britânico).
m. Precisamos de leis que protejam a todos. Homens e mulheres, normais e bichas, qualquer que seja sua perversão sexua...ahn, preferência. (Bella Abzug, político de Nova Iorque, em um comício em defesa da Emenda dos Direitos Iguais).
n. “Eu não estava mentindo. Disse, sim, coisas que mais tarde se viu que eram inverídicas” (Presidente Nixon, em depoimento durante as investigações do caso Watergate).
o. “Cuidado! Tocar nesses fios provoca morte instantânea. Quem for flagrado fazendo isso será processado”. (Tabuleta numa estação ferroviária).
p. “Aproximadamente 80% da poluição do ar são causados por hidrocarbonetos liberados pela vegetação, de modo que não vamos exagerar e criar, e exigir o cumprimento de padrões rigorosos de emissão por fontes artificiais” (Presidente Ronald Reagan).
q. “Quando dois trens se aproximarem em um cruzamento, ambos devem parar por completo e nenhum dos dois iniciar viagem até que o outro tenha passado” (De uma lei do Kansas).
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