Projetos GPF


PROJETO ECOLOGIA NA REDE (2011)


NOME DA ESCOLA: E.E.B. Giovani Pasqualini Faraco


NOME DA EQUIPE: Além do Rio


OBJETIVO DO BLOG:
Objetivo geral:
Envolver a escola e o seu entorno com questões ambientais relacionadas ao rio Cachoeira e outras que vão além do rio.


Objetivos específicos:
- Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas ambientais que envolvam o nosso bairro e o rio Cachoeiro.
- Identificar maneiras de prevenir e reduzir problemas relacionados a questões ambientais: poluição do rio, enchentes, saúde pública e etc.
- Criar um espaço virtual de diálogo com alunos e moradores do bairro.
- Respeitar o rio e vida em toda a sua diversidade.


PÚBLICO A QUEM SE DESTINA:
O blog está destinado a toda comunidade escolar, utilizando, portanto, uma linguagem mais formal, que comtemple informações e ideias que deem sentido a realidade que nos cerca e que permita a aproximação e o diálogo com os estudantes.


IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO:


 Tema do Blog:
O tema escolhido pela equipe é o rio Cachoeira já que ele corta o nosso bairro, provoca questionamento e sensibiliza a todos; é habitat de diversas espécies animais; alimenta e destrói sonhos com a voracidade de suas águas.


Problematização:
Nossa escola localiza-se entre os bairros Costa e Silva e Santo Antônio, Joinville/SC e é vizinha de muro do rio Cachoeira. Não é de hoje que sofremos com as chuvas de verão, que transbordam o rio e invadem as ruas do bairro e a escola. É um pedido de socorro do rio, cansado do descaso de todos e aguardando ações que visem à redução da poluição das águas. Claro que esse não é o único problema do bairro, mas o mais evidente.


PLANEJAMENTO DO TRABALHO (Cronograma prévio):
Durante este ano, os alunos organizarão textos diversos (notícias, entrevistas, vídeos, poemas e etc), com o intuito de informar e sensibilizar toda a comunidade escolar sobre questões ambientais que envolvem o rio Cachoeira e outras que vão além do rio.


Propomos as seguintes ações:
1.    Encontros semanais com a equipe.
2.    Observação diária das questões ambientais que envolvem o rio Cachoeira e o bairro e os impactos na vida social.
3.    Leituras individuais de jornais e revistas para levantamento de pautas.
4.    Pesquisa na internet sobre as questões ambientais relacionadas ao rio Cachoeira.
5.    Criação de textos diversos de acordo com as pautas propostas.
6.    Revisão dos textos e postagem.
7.    Divulgação do blog através de cartazes, de e-mail e de redes sociais (Orkut, twitter, facebook)
8.    Ação direta entre escola e comunidade através de promoções e eventos a serem definidos.
9.    Entrevistas e enquetes.
10. Avaliação das ações da equipe e do resultado do blog.


FORMAS DE AVALIAÇÃO:
As avaliações serão constantes através de enquetes e dos comentários postados pelos visitantes.


PROPOSTA DE CONTINUIDADE
Daremos continuidade ao blog, convidando outros alunos para divulgarem textos e imagem de reflexão sobre o rio Cachoeira, além da implantação de projeto ambiental permanente na escola, que envolva o rio e outras questões ambientais.








PROJETO: “VIVA SEM DROGAS”




TÍTULO:

“Prevenção e Qualidade de Vida.
Atitudes que fazem a diferença.”


OBJETIVO GERAL:

Incentivar, por meio da criação de campanhas publicitárias, debates e atividades esportivas, a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, reforçando a qualidade de vida como prioridade ao bem-estar físico, mental e social da criança e do adolescente.
Além de promover esclarecimentos sobre problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações na família e na escola.



OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1- Formar com alunos e professores a Brigada “Viva sem Drogas” que se responsabilizará na coordenação das ações do Projeto e da mobilização com a comunidade escolar;

2- Envolver a Comunidade local, através da identificação de instituições e lideranças, nas ações a serem desenvolvidas por uma cultura da prevenção;

3- Desenvolver ações esportivas e culturais que promovam a reflexão sobre o tema Drogas;

4- Despertar através da produção de Campanhas Publicitárias a reflexão sobre “Prevenção e Qualidade de Vida”



PÚBLICO ALVO:

Alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco, bem como toda a comunidade escolar.



JUSTIFICATIVA:

Hoje não há como a escola ou a comunidade se omitir quando o assunto é Drogas, já que o consumo indevido de substâncias psicoativas é uma prática disseminada na sociedade e tem como algumas das conseqüências a desestruturação familiar e o aumento da marginalidade.
A saúde pública é necessariamente um conceito coletivo e pode ser vista como o resultado final do trabalho de toda uma sociedade. Calar-se diante dos fatos é impossível. Como cidadãos, somos responsáveis na implantação de ações que visem um estilo de vida mais saudável.
Assim, a escola tem um papel fundamental não somente na educação sistemática de crianças e jovens, mas na prevenção ao consumo indevido de drogas, garantido a eles a incorporação de hábitos saudáveis no seu cotidiano.



METODOLOGIA:

A realização do projeto “Viva sem drogas” adota uma grande variedade de atividades de acordo com as peculiaridades das turmas envolvidas.
Em linhas gerais, nossa proposta metodológica pode resumir-se nas seguintes etapas:

1- Formação da Brigada “Viva sem drogas”;

2- Leitura de textos e debates sobre o tema drogas, focando a importância da qualidade de vida;

3- Produção de textos variados sobre o tema;

4- Elaboração de grupos de criação para produzirem Campanhas Publicitárias com o tem “Prevenção e Qualidade de Vida. Atitudes que fazem a diferença.”;

5- Realização de um debate aberto a toda comunidade escolar sobre o tema “Viva sem drogas” – sugestão de palestrantes: integrantes do COMEN e profissionais da área de saúde e da segurança pública de Joinville;

6- Exposição das Campanhas Publicitárias e demais trabalhos desenvolvidos pelos alunos;

7- Estimular as crianças e os jovens a prática esportiva através de um evento com toda a comunidade. Se possível, convidar um palestrante que reforce a importância das atividades físicas na promoção e na qualidade de vida do indivíduo;

8- Avaliação do Projeto pelo grupo;




DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:

Todas as disciplinas.



CRONOGRAMA:

De maio a dezembro de 2010.



RECURSOS:

A ser orçado pelo grupo.



PARCERIAS:

Entidades Democráticas – APP e Conselho Deliberativo, Associação de Moradores, Universidades locais, COMEN e profissionais das diversas áreas envolvidas.