PROJETO ECOLOGIA NA REDE (2011)
NOME DA ESCOLA: E.E.B. Giovani Pasqualini Faraco
NOME DA EQUIPE: Além do Rio
OBJETIVO DO BLOG:Objetivo geral:Envolver a escola e o seu entorno com questões ambientais relacionadas ao rio Cachoeira e outras que vão além do rio.
Objetivos específicos:- Analisar, argumentar e posicionar-se criticamente em relação a temas ambientais que envolvam o nosso bairro e o rio Cachoeiro.- Identificar maneiras de prevenir e reduzir problemas relacionados a questões ambientais: poluição do rio, enchentes, saúde pública e etc.- Criar um espaço virtual de diálogo com alunos e moradores do bairro.- Respeitar o rio e vida em toda a sua diversidade.
PÚBLICO A QUEM SE DESTINA:O blog está destinado a toda comunidade escolar, utilizando, portanto, uma linguagem mais formal, que comtemple informações e ideias que deem sentido a realidade que nos cerca e que permita a aproximação e o diálogo com os estudantes.
IDENTIFICAÇÃO E APRESENTAÇÃO:
Tema do Blog:O tema escolhido pela equipe é o rio Cachoeira já que ele corta o nosso bairro, provoca questionamento e sensibiliza a todos; é habitat de diversas espécies animais; alimenta e destrói sonhos com a voracidade de suas águas.
Problematização:Nossa escola localiza-se entre os bairros Costa e Silva e Santo Antônio, Joinville/SC e é vizinha de muro do rio Cachoeira. Não é de hoje que sofremos com as chuvas de verão, que transbordam o rio e invadem as ruas do bairro e a escola. É um pedido de socorro do rio, cansado do descaso de todos e aguardando ações que visem à redução da poluição das águas. Claro que esse não é o único problema do bairro, mas o mais evidente.
PLANEJAMENTO DO TRABALHO (Cronograma prévio):Durante este ano, os alunos organizarão textos diversos (notícias, entrevistas, vídeos, poemas e etc), com o intuito de informar e sensibilizar toda a comunidade escolar sobre questões ambientais que envolvem o rio Cachoeira e outras que vão além do rio.
Propomos as seguintes ações:1. Encontros semanais com a equipe.2. Observação diária das questões ambientais que envolvem o rio Cachoeira e o bairro e os impactos na vida social.3. Leituras individuais de jornais e revistas para levantamento de pautas.4. Pesquisa na internet sobre as questões ambientais relacionadas ao rio Cachoeira.5. Criação de textos diversos de acordo com as pautas propostas.6. Revisão dos textos e postagem.7. Divulgação do blog através de cartazes, de e-mail e de redes sociais (Orkut, twitter, facebook)8. Ação direta entre escola e comunidade através de promoções e eventos a serem definidos.9. Entrevistas e enquetes.10. Avaliação das ações da equipe e do resultado do blog.
FORMAS DE AVALIAÇÃO:As avaliações serão constantes através de enquetes e dos comentários postados pelos visitantes.
PROPOSTA DE CONTINUIDADEDaremos continuidade ao blog, convidando outros alunos para divulgarem textos e imagem de reflexão sobre o rio Cachoeira, além da implantação de projeto ambiental permanente na escola, que envolva o rio e outras questões ambientais.
PROJETO: “VIVA SEM DROGAS”
TÍTULO:
“Prevenção e Qualidade de Vida.
Atitudes que fazem a diferença.”
OBJETIVO GERAL:
Incentivar, por meio da criação de campanhas publicitárias, debates e atividades esportivas, a reflexão sobre a prevenção ao uso indevido de drogas, reforçando a qualidade de vida como prioridade ao bem-estar físico, mental e social da criança e do adolescente.
Além de promover esclarecimentos sobre problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas e suas implicações na família e na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
1- Formar com alunos e professores a Brigada “Viva sem Drogas” que se responsabilizará na coordenação das ações do Projeto e da mobilização com a comunidade escolar;
2- Envolver a Comunidade local, através da identificação de instituições e lideranças, nas ações a serem desenvolvidas por uma cultura da prevenção;
3- Desenvolver ações esportivas e culturais que promovam a reflexão sobre o tema Drogas;
4- Despertar através da produção de Campanhas Publicitárias a reflexão sobre “Prevenção e Qualidade de Vida”
PÚBLICO ALVO:
Alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola de Educação Básica Giovani Pasqualini Faraco, bem como toda a comunidade escolar.
JUSTIFICATIVA:
Hoje não há como a escola ou a comunidade se omitir quando o assunto é Drogas, já que o consumo indevido de substâncias psicoativas é uma prática disseminada na sociedade e tem como algumas das conseqüências a desestruturação familiar e o aumento da marginalidade.
A saúde pública é necessariamente um conceito coletivo e pode ser vista como o resultado final do trabalho de toda uma sociedade. Calar-se diante dos fatos é impossível. Como cidadãos, somos responsáveis na implantação de ações que visem um estilo de vida mais saudável.
Assim, a escola tem um papel fundamental não somente na educação sistemática de crianças e jovens, mas na prevenção ao consumo indevido de drogas, garantido a eles a incorporação de hábitos saudáveis no seu cotidiano.
METODOLOGIA:
A realização do projeto “Viva sem drogas” adota uma grande variedade de atividades de acordo com as peculiaridades das turmas envolvidas.
Em linhas gerais, nossa proposta metodológica pode resumir-se nas seguintes etapas:
1- Formação da Brigada “Viva sem drogas”;
2- Leitura de textos e debates sobre o tema drogas, focando a importância da qualidade de vida;
3- Produção de textos variados sobre o tema;
4- Elaboração de grupos de criação para produzirem Campanhas Publicitárias com o tem “Prevenção e Qualidade de Vida. Atitudes que fazem a diferença.”;
5- Realização de um debate aberto a toda comunidade escolar sobre o tema “Viva sem drogas” – sugestão de palestrantes: integrantes do COMEN e profissionais da área de saúde e da segurança pública de Joinville;
6- Exposição das Campanhas Publicitárias e demais trabalhos desenvolvidos pelos alunos;
7- Estimular as crianças e os jovens a prática esportiva através de um evento com toda a comunidade. Se possível, convidar um palestrante que reforce a importância das atividades físicas na promoção e na qualidade de vida do indivíduo;
8- Avaliação do Projeto pelo grupo;
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS:
Todas as disciplinas.
CRONOGRAMA:
De maio a dezembro de 2010.
RECURSOS:
A ser orçado pelo grupo.
PARCERIAS:
Entidades Democráticas – APP e Conselho Deliberativo, Associação de Moradores, Universidades locais, COMEN e profissionais das diversas áreas envolvidas.