Gênero lírico
Quando um texto revela o mundo interior do artista, isto é, seus sentimentos, suas emoções, seus desejos; dizemos que esse texto pertence ao gênero lírico. Lirismo, portanto, é a expressão da subjetividade. O "eu" que fala através do texto é conhecido como eu-lírico ou eu-poético. Na Grécia, a lira era o instrumento usado para acompanhar a declamação de poemas. Acreditava-se que o som suave da lira contribuía para a musical idade do texto e para despertar emoções nos ouvintes.
Noções poéticos básicos:
O que é poema? O poema é um texto artístico construído em versos que procuram passar as idéias e sentimentos do autor, despertando a musicalidade das palavras. Essa sonoridade vem através de recursos como ritmo, rimas, aliteração, assonância etc. A musicalidade é imprescindível para o poema, o que não ocorre com o texto em prosa, isto é, aquele escrito em parágrafos.
O que é poesia? Esta palavra tem basicamente três significações. Fazer poesia é a arte de fazer versos, é a técnica. Um texto em versos também pode ser chamado de poesia. E poesia pode ser um estado emotivo, isto é, encontramos poesia em tudo que toca nossa alma, despertando emoções e prazer estético, indignação, reflexão ...
Eu-lírico: a voz que fala no poema. Ele também é um entidade literária, criada justamente para desvincular o autor do texto poético do "eu" que nele se manifesta. O eu-lírico é marcado pelas formas verbais flexionadas na primeira pessoa e pronomes pessoais. .
Formas fixas: o SONETO, composição poética de 14 versos distribuídos em dois quartetos e dois tercetos, como bem exemplifica o "Soneto de fidelidade".
Soneto de Fidelidade
Vinicius de Moraes
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
O verso: cada linha poética.
A estrofe: conjunto de versos de um poema.
Métrica: contagem das sílabas que compõem o verso, até a última sílaba tônica. Mais conhecidos: (5) pentassílabos (Redondilha menor); (7) heptassílabos (redondilha maior), (10) decassílabos e (12) dodecassílabos (alexandrinos).
A / mo-/ te / tan / to /, meu / a / mor/ ... não / can / te.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
O hu / ma / no / co/ ra / cão/ com/ mais/ ver/ da/ de.
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A rima: é a semelhança de sons entre as palavras que se localizam no fim ou no meio de versos diferentes.
De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento | A B B A |
"O poema"
Herberto Helder
Um poema cresce inseguramente
na confusão da carne.
Sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto,
talvez como sangue
ou sombra de sangue pelos canais do ser.
na confusão da carne.
Sobe ainda sem palavras, só ferocidade e gosto,
talvez como sangue
ou sombra de sangue pelos canais do ser.
Fora existe o mundo. Fora, a esplêndida violência
ou os bagos de uva de onde nascem
as raízes minúsculas do sol.
Fora, os corpos genuínos e inalteráveis
do nosso amor,
os rios, a grande paz exterior das coisas,
as folhas dormindo o silêncio,
- a hora teatral da posse.
ou os bagos de uva de onde nascem
as raízes minúsculas do sol.
Fora, os corpos genuínos e inalteráveis
do nosso amor,
os rios, a grande paz exterior das coisas,
as folhas dormindo o silêncio,
- a hora teatral da posse.
E o poema cresce tomando tudo em seu regaço.
E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,
invade as órbitas, a face amorfa das paredes,
e a miséria dos minutos,
e a força sustida das coisas,
e a redonda e livre harmonia do mundo.
- Embaixo o instrumento perplexo ignora
a espinha do mistério.
E já nenhum poder destrói o poema.
Insustentável, único,
invade as órbitas, a face amorfa das paredes,
e a miséria dos minutos,
e a força sustida das coisas,
e a redonda e livre harmonia do mundo.
- Embaixo o instrumento perplexo ignora
a espinha do mistério.
- E o poema faz-se contra o tempo e a carne
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