1. Os trechos a seguir foram retirados de jornais. Indique quais são parte de uma notícia (ou reportagem) e quais são parte de um artigo de opinião:
Trecho I: "(...) O Brasil precisa de agricultura livre de transgênicos para suprir o mercado interno com alimentos saudáveis e baratos e, depois, vender aos ricos mercados da Europa, Japão e China, que rejeitam OGMs. (Organismos Geneticamente Modificados) Eles pagam até 10% a mais para se ver livres do milho 'frankenstein'*. A soja certificada como não-transgênica recebe dos europeus prêmio de até 8 dólares por tonelada (...)."
Trecho II: "(...) A discussão em torno da possível criação de uma zona livre da plantação de grãos transgênicos nos Estados do Paraná e de Santa Catarina causou reação do governo do Rio Grande do Sul. Enquanto paranaenses e catarinenses analisam supostas vantagens econômicas com a produção de alimentos sem modificação genética, gaúchos apostam que os produtores irão rejeitar determinações contrárias à libertação do cultivo de sementes transgênicas (...)."
Trecho III: (...) Na última safra, mais de 80% da soja plantada no Estado (RS) foi transgênica. Os agricultores gaúchos esperam a decisão do governo para saber se poderão utilizar sementes do organismo modificado geneticamente para a próxima safra ou não. Publicamente, já disseram que, mesmo que sem permissão, pretendem repetir o uso (...)."
2. Justifique sua resposta à questão anterior dizendo por que definiu os textos como notícia ou como artigo de opinião.
3. Qual o assunto dos três textos?
4. Identifique nos trechos de opinião qual questão está sendo discutida e qual a posição do autor em relação a ela.
0 comentários:
Postar um comentário