quinta-feira, 21 de junho de 2012

Exercícios - Processo de formação de palavras

1. Leia este poema
Ceninha caseira

A família reunida
No almoço do domingo:
- Mãe, me dá laranjada.
- A laranja se acabou.
- Mãe, me dá limonada.
- O limão se acabou.

No almoço de domingo
Da família reunida
Ninguém pede amorada,
Que o amor, também se acabou.
(Sérgio Antunes. Relógio da sala. SP: Salesiana, 1986)

a) Qual o processo de formação das palavras laranjada, limonada e amorada?
b) Pelos primeiros versos, o que se espera que signifique amorada?
c) Qual o significado criado pelo poeta?

2. No poema a seguir, quais os dois processos de formação de palavras que predominam?
Enquanto o peixe-martelo
Bate: toque, toque, toque,
Peixe-serra vai serrado:
Roque, roque, roque, roque.
(Milton Camargo. In: Poesia fora da estante. Porto Alegre: Projeto, 1999. p. 67)

3. Encontre no quadro e copie uma palavra que possa exemplificar cada um dos processos de formação indicados:

Girassol coaxar dentista
Zé cabisbaixo supersônico
pesca Embratel emudecer

a) Derivação parassintética: f) derivação sufixal:
b) Abreviação: g) composição por aglutinação:
c) Derivação sufixal: h) composição por justaposição:
d) Sigla: i) derivação regressiva:
e) Onomatopeia:

4. Leia este poema: (Sérgio Caparelli. Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1997)
Minha bicicleta

Com minha bíci,
Eu roubo a lua
Pra enfeitar
A minha rua
Com minha bicí
Dou nó no vento
E até fantasma
Eu espavento [...]

a) Que processo de formação explica a forma bíci?
b) Que outras palavras você usa, formadas pelo mesmo processo?
c) Escreva mais dois exemplos de palavras formadas pelo mesmo prefixo ou mesmo radical da palavra bicicleta.

5. Leia o poema.

Super (Ulisses Tavares. Caindo na real. São Paulo: Brasiliense, 1984)

Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super-homem!!!

a) Qual o processo de formação da maioria das palavras desse poema?
b) Qual o elemento comum a todas essas palavras?
c) O que indica, no texto, o prefixo super ?
d) Por que motivo o poeta pede socorro ao super-homem?

6. José Paulo Paes utiliza também de um recurso linguístico relacionado à estrutura das palavras. Veja:

Seu metaléxico
economiopia
desenvolvimentir
utopiada
consumidoidos
patriotários
suicidadãos
(Os melhores poemas de José Paulo Paes) 

a – O poeta, usufruindo-se de sua habilidade artística, cria um jogo de palavras a partir de outras já existentes na língua. Analise cada verso indicando as palavras de origem.

b – Explicite seus conhecimentos relatando qual foi o processo a que se deve a tal ocorrência.

7. Analise atentamente o poema a seguir, atentando-se para as questões pertinentes ao mesmo:

F o r m a
R e f o r m a
D i s f o r m a
T r a n s f o r m a
C o n f o r m a
I n f o r m a
F o r m a 

a – Estamos diante de um poema concreto de autoria de José Lino Grünewald. De acordo com o processo ligado à formação de palavras, conceitue-o, levando em consideração o radical.


b – Indique a classe gramatical a que pertence o radical e as demais palavras que dele se originaram.

8. Analisando os versos de Guimarães Rosa: “Eu juro que nunca vi moça tão bonitonazinha como a senhora (...) / “E bala é um pedacinhozinho de metal.”

a – Descreva a referida ocorrência levando em consideração o processo que constitui a formação das palavras

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