Leia os textos a seguir:
Texto 01
JECA TOTAL
Jeca Total deve ser Jeca Tatu
Presente, passado
Representante da gente no Senado
Em plena sessão
Defendendo um projeto
Que eleva o teto
Salarial do sertão
Jeca Total deve ser Jeca Tatu
Doente curado
Representante da gente na sala
Defronte da televisão
Assistindo Gabriela
Viver tantas cores
Dores da emancipação
Jeca Total deve ser Jeca Tatu
Um ente querido
Representante da gente no Olimpo
Da imaginação
Imaginacionando o que seria a criação
De um ditado
Dito popular
Mito da mitologia brasileira
Jeca Total
Jeca total deve ser Jeca Tatu
Um tempo perdido
Interessante a maneira do tempo
Ter perdição
Que dizer, se perder no correr
Decorrer da história
Glória, decadência, memória
Era de Aquarius
Ou mera ilusão
Jeca Total deve ser Jeca Tatu
Jorge Salomão
Jeca Total Jeca Tatu Jeca Total Jeca Tatu
Jeca Tatu Jeca Total Jeca Tatu Jeca Total
(GIL, Gilberto. Todas as Letras. Organização de Carlos Rennó. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 171.)
Texto 02
“Jeca Tatu! Eis o melhor exemplar que médicos, políticos, ou simples curiosos poderiam apresentar. Ali estava êle, o pobre Jeca, sempre de cócoras, incapaz de ação, amarelo e fraco, chupado pelas verminoses. Elemento negativo, entre as fôrças produtivas da nação, era preciso curá-lo, limpá-lo das gafeiras. O diagnóstico fora feito. Vozes autorizadas afirmavam que o problema vital do Brasil não era o de uma simples reforma constitucional, como apregoava a oposição, nem a simples modificação dos nossos costumes políticos, ou a militarização da mocidade, como viria pregando o poeta Olavo Bilac. O problema número um do país [...] residia no saneamento do país.”
(CAVALHEIRO, Edgar. Monteiro Lobato. Vida e Obra.São Paulo: Editora Nacional, 1955, p. 229-230.)
Texto 03
“A canção é uma metáfora da, ainda que penosa e minimamente processada, emancipação do homem do povo do Brasil, dentro do grande ciclo histórico da politização das massas, simbolizada num ente idealizado em lugar da imagem depreciativa do brasileiro inviável, paupérrimo, esfarrapado, descalço e cheio de verme.”
(GIL, Gilberto. Todas as Letras. Organização de Carlos Rennó. São Paulo: Companhia das Letras, 1996, p. 171.)
De acordo com os textos transcritos acima, entende-se que
A) há um consenso entre os projetos de nação que se apresentam na canção de Gilberto Gil e no personagem de Monteiro Lobato.
(B) há um contraponto idealizado entre os projetos de nação que se apresentam na canção de Gilberto Gil e no personagem de Monteiro Lobato.
C) há, tanto em Gilberto Gil quanto em Monteiro Lobato, uma metáfora do Brasil que se coloca em um patamar progressista no tocante à identidade da nação.
D) há, tanto em Gilberto Gil quanto em Monteiro Lobato, uma ideia de avanço que representa a valoração política do homem comum.
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