quinta-feira, 4 de abril de 2013

Navio Negreiro


PROCESSO SELETIVO UNAMA 2012/1
LEIA OS TEXTOS VERBAIS E O VISUAL A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 E 02

Navio Negreiro
(Castro Alves)
(...) Desce do espaço imenso, ó águia do oceano!
Desce mais ... inda mais... não pode olhar humano
Como o teu mergulhar no brigue voador!
Mas que vejo eu aí... Que quadro d'amarguras!
É canto funeral! ... Que tétricas figuras! ...
Que cena infame e vil... Meu Deus! Meu Deus! Que horror!
(...) Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...
(...) No entanto o capitão manda a manobra,
E após fitando o céu que se desdobra,
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote, marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..."

Todo camburão tem um pouco de Navio Negreiro
(Marcelo Yuka – O Rappa)
(...) quem segurava com força a chibata
agora usa farda
engatilha a macaca
escolhe sempre o primeiro
negro pra passar na revista
pra passar na revista
todo camburão tem um pouco de navio negreiro
todo camburão tem um pouco de navio negreiro.


Garimpeiros da Serra Pelada (Sul do Pará)
(Sebastião Salgado (1986) http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado)

01. O diálogo entre textos verbais e imagéticos não só é possível como também necessário para se ampliar possibilidades de estudo entre linguagens. A leitura dos textos do poeta Castro Alves, dos músicos da banda O Rappa e do fotógrafo documentarista Sebastião Salgado, nos permitem afirmar que há dialogismo entre eles.
Com base no comentário acima, avalie as afirmativas.
I. O poema de Castro Alves, as fotografias de Sebastião Salgado e a música de O Rappa, em suas formas de linguagem distintas, abordam o mesmo tema e promovem denúncias contra a violência.
II. A posição de visão (do alto) do fotógrafo, para realizar as fotos dos garimpeiros, remete à visão “condoreira” do poeta romântico, presente nos fragmentos de Navio Negreiro oferecidos à leitura.
III. Um movimento humano e árduo, evidente nos versos de Castro Alves, está sugerido plenamente também no texto imagético de Sebastião Salgado.
IV. A falta de individualidade no amontoado de pessoas retratado por Castro Alves também existe na “legião” de homens sem rostos tentando subir a serra, na imagem captada por Salgado.

O correto está em
a) II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II, III e IV.

02. “Baseando-se no conceito de cultura popular como apropriação de um determinado fato sociocultural, temos a correspondência intertextual da banda O Rappa (1994), buscando no Navio Negreiro de Castro Alves, século XIX, uma equivalência nas críticas sociais.”
(Juliana Machado de Brito, Darandim - Revista Eletrônica .www.ufjf.br/darandim).
Com base no comentário acima e nos textos lidos, avalie as afirmativas a respeito de Castro Alves, Sebastião Salgado e o grupo Rappa.
I. Estilizam violências de suas épocas buscando a mesma dimensão de impacto social.
II. Fazem parte de uma arte engajada que representa o Brasil metafórico da escravidão, da exclusão, da desigualdade.
III. Assumem o compromisso de interferir politicamente no processo social de conscientização da nação brasileira, criando um elo possível entre literatura, artes visuais, música e sociedade.
IV. Têm como única preocupação a concepção estética de uma vivência cotidiana mais aproximada da realidade.

O correto está apenas em
a) I, II e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I. 

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