PROCESSO SELETIVO UNAMA 2012/1
LEIA OS TEXTOS VERBAIS E O
VISUAL A SEGUIR PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES 01 E 02
Navio Negreiro
(Castro Alves)
(...) Desce do espaço imenso, ó
águia do oceano!
Desce mais ... inda mais... não
pode olhar humano
Como o teu mergulhar no brigue
voador!
Mas que vejo eu aí... Que
quadro d'amarguras!
É canto funeral! ... Que
tétricas figuras! ...
Que cena infame e vil... Meu
Deus! Meu Deus! Que horror!
(...) Era um sonho dantesco...
o tombadilho
Que das luzernas avermelha o
brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de
açoite...
Legiões de homens negros como a
noite,
Horrendos a dançar...
(...) No entanto o capitão
manda a manobra,
E após fitando o céu que se
desdobra,
Tão puro sobre o mar,
Diz do fumo entre os densos
nevoeiros:
"Vibrai rijo o chicote,
marinheiros!
Fazei-os mais dançar!..."
Todo camburão tem um pouco
de Navio Negreiro
(Marcelo Yuka – O Rappa)
(...) quem segurava com força a
chibata
agora usa farda
engatilha a macaca
escolhe sempre o primeiro
negro pra passar na revista
pra passar na revista
todo camburão tem um pouco de
navio negreiro
todo camburão tem um pouco de
navio negreiro.
Garimpeiros
da Serra Pelada (Sul do Pará)
(Sebastião
Salgado (1986) http://www.terra.com.br/sebastiaosalgado)
01. O diálogo entre textos verbais e
imagéticos não só é possível como também necessário para se ampliar
possibilidades de estudo entre linguagens. A leitura dos textos do poeta Castro
Alves, dos músicos da banda O Rappa e do fotógrafo documentarista Sebastião Salgado,
nos permitem afirmar que há dialogismo entre eles.
Com base no
comentário acima, avalie as afirmativas.
I. O poema de Castro Alves, as fotografias de Sebastião
Salgado e a música de O Rappa, em suas formas de linguagem distintas, abordam o
mesmo tema e promovem denúncias contra a violência.
II. A posição de visão (do alto) do fotógrafo, para realizar
as fotos dos garimpeiros, remete à visão “condoreira” do poeta romântico,
presente nos fragmentos de Navio Negreiro oferecidos à leitura.
III. Um movimento humano e árduo, evidente nos versos de
Castro Alves, está sugerido plenamente também no texto imagético de Sebastião
Salgado.
IV. A falta de
individualidade no amontoado de pessoas retratado por Castro Alves também
existe na “legião” de homens sem rostos tentando subir a serra, na imagem
captada por Salgado.
O correto está
em
a) II, apenas.
b) I e IV, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II, III
e IV.
02. “Baseando-se no conceito de cultura
popular como apropriação de um determinado fato sociocultural, temos a
correspondência intertextual da banda O Rappa (1994), buscando no Navio
Negreiro de Castro Alves, século XIX, uma equivalência nas críticas
sociais.”
(Juliana
Machado de Brito, Darandim - Revista Eletrônica .www.ufjf.br/darandim).
Com base no
comentário acima e nos textos lidos, avalie as afirmativas a respeito de Castro
Alves, Sebastião Salgado e o grupo Rappa.
I. Estilizam violências de suas épocas buscando a mesma
dimensão de impacto social.
II. Fazem parte de uma arte engajada que representa o Brasil
metafórico da escravidão, da exclusão, da desigualdade.
III. Assumem o compromisso de interferir politicamente no
processo social de conscientização da nação brasileira, criando um elo possível
entre literatura, artes visuais, música e sociedade.
IV. Têm como
única preocupação a concepção estética de uma vivência cotidiana mais
aproximada da realidade.
O correto está
apenas em
a) I, II e III.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I.
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