Conheça a estrutura do texto dissertativo
A Introdução é a informação do assunto sobre o qual a dissertação tratará. O parágrafo introdutório é fundamental. Precisa ser bem claro e chamar a atenção para os tópicos mais importantes do desenvolvimento.
O desenvolvimento é a redação propriamente dita. No desenvolvimento, o aluno deverá discutir os argumentos apresentados na Introdução. Em cada parágrafo, escreve-se sobre um, e somente um, argumento.
A conclusão deve ser sucinta, conter apenas 01 parágrafo e deve retomar a idéia principal, desenvolvida no texto, de forma convincente. A conclusão deve conter a síntese de tudo o que foi apresentado no texto, e não somente em relação às idéias apresentadas no último parágrafo do desenvolvimento. Não se devem acrescentar informações novas na conclusão, pois, se ainda há informações a serem inclusas, o desenvolvimento ainda não terminou.
Tema e título
O tema e o título são, com muita freqüência, empregados como sinônimos. Contudo, apesar de serem partes de um mesmo tipo de composição, são elementos bem diferentes. O tema é o assunto, já delimitado, a ser abordado; a idéia que será por você defendida e que deverá aparecer logo no primeiro parágrafo. Já o título é uma expressão, ou até uma só palavra, centrada no início do trabalho; ele é uma vaga referência ao assunto (tema). Veja a diferença entre os dois nos exemplos abaixo:
Título: A criança e a televisão
Tema: Psicólogos do mundo todo têm se preocupado com a influência que determinados programas de televisão exercem sobre as crianças.
Conteúdo
Assunto: Progresso.
Delimitação do assunto (tema): efeitos negativos do progresso sobre a natureza.
Objetivo: citar os principais efeitos negativos do progresso sobre a natureza.
Elementos a enumerar: devastação de áreas verdes (1° argumento); exaustão das reservas minerais (2° argumento), morte de rio e lagoas (3° argumento)
Estrutura
Número de parágrafos: 5 parágrafos.
1° parágrafo: INTRODUÇÃO (onde + quando + tema + elementos a enumerar)
2°,3° e 4° parágrafos: DESENVOLVIMENTO
2° parágrafo: devastação de áreas verdes (1° argumento)
3° parágrafo: exaustão das reservas minerais (2° argumento)
4 ° parágrafo: morte de rio e lagoas (3° argumento)
5° parágrafo: CONCLUSÃO {expressão conclusiva + retomada do objetivo + solução de problema (se possível) ou observação final.}
Outras formas de enumeração
tempo: o aumento dos efeitos negativos do progresso sobre a natureza nas últimas décadas.
espaço: regiões atingidas negativamente pelo progresso.
contraste: diferenças entre regiões atingidas pelo progresso e regiões não atingidas.
causa: causas da destruição da natureza pelo progresso.
conseqüência: conseqüências do progresso.
Exercícios
1. Numere os itens de 1 a 5, ordenando-os do mais amplo para o mais delimitado.
a) ( ) A televisão
( ) Influência no comportamento social
( ) Influência da televisão sobre as crianças
( ) Efeito da televisão
( ) A violência na televisão e seus efeitos no comportamento das crianças
b) ( ) Papel do vestibular no sistema de ensino brasileiro
( ) O acesso ao ensino superior no Brasil
( ) Vantagens e desvantagens do vestibular como mecanismo de seleção ao curso superior
( ) O ensino superior no Brasil
( ) Solução para o desequilíbrio entre oferta e demanda de vagas no ensino superior.
2. Abaixo, são apresentados objetivos que poderiam orientar a redação. A cada objetivo seguem-se quatro períodos que poderiam aparecer num parágrafo escrito sob a orientação do objetivo. Um dos períodos, porém, não é coerente com o objetivo. Identifique-o
Objetivo: apresentar argumentos contra a pena de morte.
( ) Ninguém tem o direito de tirar a vida de um homem.
( ) Não se deve castigar um crime com outro crime.
( ) Só o temor da morte poderá afastar certos homens do crime.
( ) A ameaça de castigo nunca evitou que erros fossem cometidos.
Objetivo: apontar as vantagens da história em quadrinhos
( ) Os quadrinhos oferecem às crianças e aos semi-alfabetizados a possibilidade da leitura.
( ) Os quadrinhos podem constituir um eficaz meio de aprendizagem.
( ) As histórias em quadrinho, partindo de situações concretas, reveladas pelo desenho, ajudam a estruturar o pensamento.
( ) As histórias em quadrinhos têm como tema aventuras fantásticas que distanciam as pessoas da realidade.
Objetivo: mostrar a influência da televisão sobre os homens
( ) Hoje, em toda parte, a família se prostra diante da televisão e o diálogo, a convivência desaparecem, pois os telespectadores exigem silêncio.
( ) Embora esteja em grupo diante do vídeo, cada pessoa fica só, assistindo isolada e individualmente à televisão.
( ) A comunicação escrita - o Iivro, o jornal, a revista - está superada pelos meios eletrônicos de comunicação, a televisão à frente.
( ) A televisão dá do mundo um visão distorcida, composta apenas dos fragmentos da realidade escolhidos pela emissora para transmissão ao público.
Modelo de dissertações
Prisão de menores
De cada três adolescentes infratores que passam pela Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) de São Paulo, um deles retorna a essa instituição por reincidência. Esse elevado percentual indica com precisão o fracasso do uso indiscriminado das medidas que recolhem os menores sem a virtude de recuperar o jovem infrator.
A Febem reproduz assim alguns dos problemas e a ineficácia do sistema prisional. A superlotação, os episódios de maus-tratos e as fugas são características de um modelo que não cumpre as funções de ressocialização. Esses cárceres funcionam, ao revés, corno escolas de criminalidade. Freqüentemente facilitam o convívio de infratores dos mais variados graus de periculosidade.
Esse quadro é agravado com algumas distorções na aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. As medidas de internação preferencialmente deveriam ser aplicadas nas hipóteses de infrações graves. Porém, a privação da liberdade, na prática, é largamente utilizada, mesmo quando seria possível recorrer a soluções alternativas, como a prestação de serviços à sociedade. Com isso, por vezes o jovem recebe punição desproporcional à infração praticada.
Sabe-se que uma resposta adequada às infrações de adolescentes esbarra na permanência de uma cultura que infelizmente privilegia o isolamento do jovem infrator da sociedade. Ocorre que, mesmo para as infrações de maior gravidade, é preciso reconhecer a insuficiência dessas instituições de internação para cumprir as finalidades educativas previstas pela legislação.
É necessário, pois, investir mais em medidas alternativas e limitar as hipóteses de internação, as quais deveriam ficar restritas aos casos graves. Se menores infratores forem tratados invariavelmente como prisioneiros mirins, a tendência é tornar mais traumática a sua incorporação ao convívio na sociedade.
Jornal Folha de S. Paulo, 18 jul. 1998
Dissertações Nota 10 do ENEM
Redação 1
Ler para compreender
Vivemos na era em que para nos inserir no mundo profissional devemos portar de boa formação e informação. Nada melhor para obtê-las do que sendo leitor assíduo, quem pratica a leitura está fazendo o mesmo com a consciência, o raciocínio e a visão crítica.
A leitura tem a capacidade de influenciar nosso modo de agir, pensar e falar. Com a sua prática freqüente, tudo isso é expresso de forma clara e objetiva. Pessoas que não possuem esse hábito ficam presas a gestos e formas rudimentares de comunicação.
Isso tudo é comprovado por meio de pesquisar as quais revelam que, na maioria dos casos, pessoas com ativa participação no mundo das palavras possuem um bom acervo léxico e, por isso, entram mais fácil no mercado de trabalho ocupando cargos de diretoria.
Porém, conter um bom vocabulário não torna-se (sic) o único meio de “vencer na vida”. É preciso ler e compreender para poder opinar, criticar e modificar situações.
Diante de tudo isso, sabe-se que o mundo da leitura pode transformar, enriquecer culturalmente e socialmente o ser humano. Não podemos compreender e sermos compreendidos sem sabermos utilizar a comunicação de forma correta e, portanto, torna-se indispensável a intimidade com a leitura.
Redação 2
Quadro Negro
Se para Monteiro Lobato um país se faz de homens e livros, para os governantes diferente não poderia ser. O papel da leitura na formação de um indivíduo é de notória importância. Basta-nos observar a relevância da escrita até mesmo na marcação histórica do homem, que destaca, por tal motivo, a pré-história.
Em uma esfera mais prática, pode-se perceber que nenhum grande pensador fez-se uma exceção e não deixou seu legado através da escrita, dos seus livros, das anotações. Exemplos não são escassos: de Aristóteles a Nietzsche, de Newton a Ohm, sejam pergaminhos fossilizados ou produções da imprensa de Gutenberg, muito devemos a esses escritos. Desta forma, iniciarmos o nosso processo de transformação adquirindo tamanha produção intelectual que nos é disponibilizada.
A aquisição de idéias pelo ser humano apresenta um grande efeito colateral: a reflexão. A leitura é capaz de nos oferecer o poder de questionar, sendo a mesma freqüente em nossas vidas. Outrossim, é impossível que a nossa visão do mundo ao redor não se modifique com essa capacidade adquirida.
Embora a questão e a dúvida sejam de extrema importância a um ser pensante, precisam ter um curto prazo de validade. A necessidade de resposta nos é intrínseca e gera novas idéias, fechando, assim, um círculo vicioso, o qual nos integra e nunca terminamos de transformar e sermos transformados.
A leitura é a base para o desenvolvimento e a integração na sociedade e na vida, porquanto viver não é apenas respirar. Se Descartes estiver certo, é preciso pensar. Pensando, poderemos mudar o quadro negro do país e construir o Brasil de Monteiro Lobato: quadro negro apenas na sala de aula, repleto de idéias, pensamentos, autores, repleto de transformação e de vida
Produção Textual: Dissertação
Observe o modelo abaixo:
Assunto: novas tecnologias e mercado de trabalho
Delimitação: importância de o profissional ter conhecimento das novas tecnologias
Objetivo: Mostrar o quanto é importante o profissional que quer entrar ou permanecer no mercado de trabalho ter conhecimento das novas tecnologias
Elementos a enumerar:
1º argumento: chances de inserção no mercado de trabalho
2º argumento: necessidades para permanência no mercado de trabalho
O profissional e o conhecimento das novas tecnologias
Ter conhecimento das novas tecnologias é importante tanto para a inserção do profissional no mercado de trabalho quanto para a sua permanência nesse mercado.
As chances de inserir-se no mercado de trabalho são maiores para quem tem conhecimento das novas tecnologias. Saber empregar ferramentas proporcionadas pela informatização facilita a aprendizagem durante a formação de um profissional e favorece o seu desempenho na execução de tarefas quando já estiver trabalhando. Esse conhecimento, aliado a outros, como, por exemplo, saber expressar-se com adequação, oralmente e por escrito, em sua língua materna; dominar um outro idioma, como o inglês, em especial; estar por dentro das inovações teóricas relacionadas à sua área de formação; constitui-se em importante diferencial num momento de seleção de pessoal, aumentando a probabilidade de contratação.
A permanência no mercado de trabalho também é influenciada pelo conhecimento das novas tecnologias. Exige-se cada vez mais que o profissional saiba empregá-las, pois agilizam a sua atuação. Elas facilitam a execução de tarefas, desde aquelas relacionadas a questões de uso, podemos dizer, mais generalizado, como correios eletrônicos e processadores de textos, ou a questões mais específicas, de acordo com cada área de atuação, como o uso de determinados programas ou a operacionalização de certos aparelhos. Ressalte-se que a idéia de permanência aqui trazida não quer dizer estagnação: esse conhecimento proporciona uma probabilidade maior de ascensão profissional, seja numa mesma empresa seja em outra.
Os atuais e os futuros profissionais precisam então investir no conhecimento proporcionado pelas novas tecnologias. E como a novidade tecnológica tem-se renovado em uma velocidade cada vez mais acelerada, é necessário que esse investimento seja constante na busca de atualização.
Escolha um dos tema a seguir e faça o mesmo:
1. Intenet
2. Violência
3. Trânsito
Escolha um dos tema a seguir e faça o mesmo:
1. Intenet
2. Violência
3. Trânsito
Dicas
1 - Vc. deve evitar abrev., etc.
2 - Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
3 - Anule aliterações altamente abusivas.
4 - "não esqueça das maiúsculas", como já dizia dona loreta, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.
5 - Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.
6 - O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7 - Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8 - Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, tá ligado?
9 - Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa porcaria.
10 - Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.
11 - Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12 - Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13 - Frases incompletas podem causar.
14 - Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.
15 - Seja mais ou menos específico.
16 - Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17 - A voz passiva deve ser evitada.
18 - Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
19 - Quem precisa de perguntas retóricas?
20 - Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21 - Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.
22 - Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23 - Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24 - Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!
25 - Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26 - Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.
27 - Seja incisivo e coerente, ou não.
2 - Desnecessário faz-se empregar estilo de escrita demasiadamente rebuscado, segundo deve ser do conhecimento inexorável dos copidesques. Tal prática advém de esmero excessivo que beira o exibicionismo narcisístico.
3 - Anule aliterações altamente abusivas.
4 - "não esqueça das maiúsculas", como já dizia dona loreta, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.
5 - Evite lugares-comuns assim como o diabo foge da cruz.
6 - O uso de parênteses (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7 - Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8 - Chute o balde no emprego de gíria, mesmo que sejam maneiras, tá ligado?
9 - Palavras de baixo calão podem transformar seu texto numa porcaria.
10 - Nunca generalize: generalizar, em todas as situações, sempre é um erro.
11 - Evite repetir a mesma palavra, pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12 - Não abuse das citações. Como costuma dizer meu amigo: "Quem cita os outros não tem idéias próprias".
13 - Frases incompletas podem causar.
14 - Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia.
15 - Seja mais ou menos específico.
16 - Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17 - A voz passiva deve ser evitada.
18 - Use a pontuação corretamente o ponto e a vírgula especialmente será que ninguém sabe mais usar o sinal de interrogação
19 - Quem precisa de perguntas retóricas?
20 - Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21 - Exagerar é cem bilhões de vezes pior do que a moderação.
22 - Evite mesóclises. Repita comigo: "mesóclises: evitá-las-ei!"
23 - Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24 - Não abuse das exclamações! Nunca! Seu texto fica horrível!
25 - Evite frases exageradamente longas, pois estas dificultam a compreensão da idéia contida nelas, e, concomitantemente, por conterem mais de uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o pobre leitor a separá-la em seus componentes diversos, de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26 - Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língüa portuguêza.
27 - Seja incisivo e coerente, ou não.
Encher linguiça
O Brasil (Descrição física e política)
O Brasil é um país maior do que os menores e menor do que os maiores. É um país grande porque, medida sua extensão, verifica-se que não é pequeno. Divide-se em três zonas climáticas absolutamente distintas: a primeira, a segunda e a terceira, sendo que a segunda fica entre a primeira e a terceira. As montanhas são consideravelmente mais altas que as planícies, estando sempre acima do nível do mar. Há muitas diferenças entre as várias regiões geográficas do país, mas a mais importante é a principal. Na agricultura faz-se exclusivamente o cultivo de produtos vegetais, enquanto a pecuária especializou-se na criação de gado. A população é toda baseada no elemento humano, sendo que as pessoas não nascidas no país são, sem excessão, estrangeiras. Na indústria fabricam-se produtos industriais, sobretudo iguais e semelhantes, sem deixar-se de lado os diferentes. No campo da exploração dos minérios, o país tem uma posição só inferior aos que lhe estão acima, sendo, porém, muito maior produtor do que todos os países que não atingiram o seu nível. Pode-se dizer que, excetuando seus concorrentes, é o único produtor de minérios no mundo inteiro. Tão previlegiada é hoje a situação do país, que os cientistas procuram apenas descobrir o que não está descoberto, deixando para a indústria tudo que já foi aprovado como industrializável, e para o comércio tudo o que é vendável. Na arte também não há ciência, reservando-se esta atividade exclusivamente para os artistas. Quanto aos escritores, são recrutados geralmente entre os intelectuais. É, enfim, o país do futuro, sendo que este se aproxima a cada dia que passa.
Millôr Fernandes
Ciência e ética
A utilização de células-tronco embrionárias em pesquisas gera diversos questionamentos éticos nos mais diversos segmentos da sociedade. Há os que são a favor em nome da ciência e outros que a considerem um atentado contra a vida.
Muitos acreditam que certas doenças que desafiam a ciência hoje estão mais próximas da descoberta da cura ou de tratamentos, já que as pesquisas avançaram significativamente a partir da utilização de células-tronco embrionárias. O uso dessas células no tratamento de doenças incuráveis como diabetes ou câncer trouxe esperanças a pacientes e suas famílias.
A esperança dessas pessoas, traduzida na criação constante de novas pesquisas e terapias está acima da vida dos embriões que serão produzidos para geração das células-tronco? Essa e outras questões éticas provocadas pelas pesquisas são polemizadas principalmente pela Igreja Católica que acredita que a vida humana começa na sua concepção. Desta forma, por melhores que sejam as intenções, usar os embriões em pesquisas é visto como crime.
No Brasil, a realização de pesquisas com células-tronco embrionárias é regulamentada pela Lei de Biossegurança que permite somente o uso de embriões doados e com o consentimento dos pais - para tanto, os embriões precisam estar congelados há mais de três anos. Além disso, o comércio destes embriões, sua produção, manipulação genética, assim como a clonagem humana, estão proibidos.
De tudo isso, temos apenas uma certeza: os dilemas que assolam a sociedade acerca da utilização ou não de células troncos em pesquisas nas áreas da medicina e da biologia não param por aí. Mesmo com algumas restrições, as pesquisas no Brasil continuarão e para analisar, discutir e problematizar as causas morais envolvidas na manipulação da vida é preciso manter um conselho de bioética permanente.
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