Leia os capítulos "Olhos de ressaca" e "O penteado" do romance Dom Casmurro de Machado de Assis e veja o trecho da minissérie "Capitu" de Luiz Fernando Carvalho.
CAPÍTULO XXXII / OLHOS DE RESSACA
Tudo era matéria às curiosidades de Capitu. Caso houve, porém, no qual não sei se aprendeu ou ensinou, ou se fez ambas as cousas, como eu. É o que contarei no outro Capítulo. Neste direi somente que, passados alguns dias do ajuste com o agregado, fui ver a minha amiga; eram dez horas da manhã. D. Fortunata, que estava no quintal nem esperou que eu lhe perguntasse pela filha.
--Está na sala penteando o cabelo, disse-me; vá devagarzinho para lhe pregar um susto.
Fui devagar, mas ou o pé ou o espelho traiu-me. Este pode ser que não fosse; era um espelhinho de pataca (perdoai a barateza), comprado a um mascate italiano, moldura tosca, argolinha de latão, pendente da parede, entre as duas janelas. Se não foi ele, foi o pé. Um ou outro, a verdade é que, apenas entrei na sala, pente, cabelos, toda ela voou pelos ares, e só lhe ouvi esta pergunta:
--Há alguma cousa?
--Não há nada, respondi; vim ver você antes que o Padre Cabral chegue para a lição. Como passou a noite?
--Eu bem. José Dias ainda não falou?
--Parece que não.
-- Mas então quando fala?
--Disse-me que hoje ou amanhã pretende tocar no assunto; não vai logo de pancada, falará assim por alto e por longe, um toque. Depois, entrará em matéria. Quer primeiro ver se mamãe tem a resolução feita...
-- Que tem, tem, interrompeu Capitu. E se não fosse preciso alguém para vencer já, e de todo, não se lhe falaria. Eu já nem sei se José Dias poderá influir tanto; acho que fará tudo, se sentir que você realmente não quer ser padre, mas poderá alcançar?... Ele é atendido; se, porém... É um inferno isto! Você teime com ele, Bentinho.
--Teimo- hoje mesmo ele há de falar.
--Você jura?
--Juro. Deixe ver os olhos, Capitu.
Tinha-me lembrado a definição que José Dias dera deles, "olhos de cigana oblíqua e dissimulada." Eu não sabia o que era obliqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim. Capitu deixou-se fitar e examinar. Só me perguntava o que era, se nunca os vira, eu nada achei extraordinário; a cor e a doçura eram minhas conhecidas. A demora da contemplação creio que lhe deu outra idéia do meu intento; imaginou que era um pretexto para mirá-los mais de perto, com os meus olhos longos, constantes, enfiados neles, e a isto atribuo que entrassem a ficar crescidos, crescidos e sombrios, com tal expressão que...
Retórica dos namorados, dá-me uma comparação exata e poética para dizer o que foram aqueles olhos de Capitu. Não me acode imagem capaz de dizer, sem quebra da dignidade do estilo, o que eles foram e me fizeram. Olhos de ressaca? Vá, de ressaca. É o que me dá idéia daquela feição nova. Traziam não sei que fluido misterioso e enérgico, uma força que arrastava para dentro, como a vaga que se retira da praia, nos dias de ressaca. Para não ser arrastado, agarrei-me às outras partes vizinhas, às orelhas, aos braços, aos cabelos espalhados pelos ombros, mas tão depressa buscava as pupilas, a onda que saía delas vinha crescendo, cava e escura, ameaçando envolver-me, puxar-me e tragar-me. Quantos minutos gastamos naquele jogo? Só os relógios do céu terão marcado esse tempo infinito e breve. A eternidade tem as suas pêndulas; nem por não acabar nunca deixa de querer saber a duração das felicidades e dos suplícios. Há de dobrar o gozo aos bem-aventurados do céu conhecer a soma dos tormentos que já terão padecido no inferno os seus inimigos; assim também a quantidade das delícias que terão gozado no céu os seus desafetos aumentará as dores aos condenados do inferno. Este outro suplício escapou ao divino Dane; mas eu não estou aqui para emendar poetas. Estou para contar que, ao cabo de um tempo não marcado, agarrei-me definitivamente aos cabelos de Capitou, mas então com as mãos, e disse-lhe,--para dizer alguma cousa,--que era capaz de os pentear, se quisesse.
--Você?
--Eu mesmo.
--Vai embaraçar-me o cabelo todo, isso sim.
--Se embaraçar, você desembaraça depois.
--Vamos ver.
CAPÍTULO XXXIII / O PENTEADO
E Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhando. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alisá-los com o pente, desde a testa até as últimas pontas, que lhe desciam à cintura. Em pé não dava jeito: não esquecestes que ela era um nadinha mais alta que eu, mas ainda que fosse da mesma altura. Pedi-lhe que se sentasse.
--Senta aqui, é melhor.
Sentou-se. "Vamos ver o grande cabeleireiro", disse-me rindo. Continuei a alisar os cabelos, com muito cuidado, e dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tacto aqueles fios grossos, que eram parte dela. O trabalho era atrapalhado, às vezes por desazo, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis. Não pedi ao céu que eles fossem tão longos como os da Aurora, porque não conhecia ainda esta divindade que os velhos poetas me apresentaram depois; mas, desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes. Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que nunca penteastes uma pequena, nunca pusestes as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa... Uma ninfa! Todo eu estou mitológico. Ainda há pouco, falando dos seus olhos de ressaca, cheguei a escrever Tétis; risquei Tétis, risquemos ninfa, digamos somente uma criatura amada, palavra que envolve todas as potências cristãs e pagãs. Enfim acabei as duas tranças. Onde estava a fita para atar-lhes as pontas Em cima da mesa, um triste pedaço de fita enxovalhada. Juntei as pontas das tranças, uni-as por um laço, retoquei a obra, alargando aqui, achatando ali, até que exclamei:
--Pronto!
--Estará bom?
--Veja no espelho.
Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada, de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela rosto a rosto, mas trocados, os olhos de uma na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer-lhe que estava feia; mas nem esta razão a moveu.
--Levanta, Capitu!
Não quis, não levantou a cabeça, e ficamos assim a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e...
Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros. Quando eles me clarearam vi que Capitu tinha os seus no chão. Não me atrevi a dizer nada; ainda que quisesse, faltava-me língua. Preso. atordoado, não achava gesto nem ímpeto que me descolasse da parede e me atirasse a ela com mil palavras cálidas e mimosas... Não mofes dos meus quinze anos, leitor precoce. Com dezessete, Des Grieux (e mais era Des Grieux) não pensava ainda na diferença dos sexos.
Artigo da revista Época:
Uma nação Capitu
Os olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada da personagem de Machado de Assis são um patrimônio feminino brasileiro - Por Fernanda Montenegro
Os olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada da personagem de Machado de Assis são um patrimônio feminino brasileiro - Por Fernanda Montenegro
Leia artigo na integra: http://epoca.globo.com/especiais/rev500anos/olhar.htm
Delicie-se com a música Capitu de Luiz Tatit
Luiz Tatit: http://www.youtube.com/watch?v=swryqieCAxc
Zélia Ducan: http://www.youtube.com/watch?v=NAeJv8LAX28&feature=related
Ná Ozetti: http://www.youtube.com/watch?v=HJ0oLTBsho8&feature=related
Luiz Tatit: http://www.youtube.com/watch?v=swryqieCAxc
Zélia Ducan: http://www.youtube.com/watch?v=NAeJv8LAX28&feature=related
Ná Ozetti: http://www.youtube.com/watch?v=HJ0oLTBsho8&feature=related
CAPITU
Luiz Tatit
De um lado
Vem você
Com seu jeitinho
Hábil, hábil, hábil
E pronto!
Me conquista
Com seu dom
Vem você
Com seu jeitinho
Hábil, hábil, hábil
E pronto!
Me conquista
Com seu dom
De outro
Esse seu site
Petulante
WWW
Ponto
Poderosa
Ponto com
Esse seu site
Petulante
WWW
Ponto
Poderosa
Ponto com
É esse o seu
Modo de ser ambíguo
Sábio, sábio
E todo encanto
Canto, canto
Raposa e sereia
Da terra e do mar
Na tela e no ar
Modo de ser ambíguo
Sábio, sábio
E todo encanto
Canto, canto
Raposa e sereia
Da terra e do mar
Na tela e no ar
Você é virtualmente
Amada amante
Você real é ainda
Mais tocante
Não há quem não se encante
Um método de agir
Que é tão astuto
Com jeitinho
Amada amante
Você real é ainda
Mais tocante
Não há quem não se encante
Um método de agir
Que é tão astuto
Com jeitinho
Alcança tudo,
Tudo, tudo
É só se entregar
É não resistir
É capitular
Capitu
A ressaca dos mares
A sereia do sul
Captando os olhares
Nosso totem tabu
A mulher em milhares
Capitu
No site
O seu poder
Provoca o ócio, o ócio
Um passo para o vício
Vício, vício
Tudo, tudo
É só se entregar
É não resistir
É capitular
Capitu
A ressaca dos mares
A sereia do sul
Captando os olhares
Nosso totem tabu
A mulher em milhares
Capitu
No site
O seu poder
Provoca o ócio, o ócio
Um passo para o vício
Vício, vício
É só navegar
É só te seguir
E então naufragar
Capitu
Feminino com arte
A traição atraente
Um capítulo à parte
Quase virus ardente
Imperando no site
Capitu
É só te seguir
E então naufragar
Capitu
Feminino com arte
A traição atraente
Um capítulo à parte
Quase virus ardente
Imperando no site
Capitu
Microcontos
Segundo a Wikipédia, o microconto é uma espécie de conto minimalista. Apesar de ainda não ser reconhecido pela teoria literária, é apontado cada vez mais como o representante legítimo dos tempos modernos, informáticos, ágeis e apressados. O microconto é escrito em apenas uma linha - alguns o limitam a 100 ou 200 caracteres - e revela só o básico para que a imaginação do leitor faça o resto. Visite A Casa das Mil Portas e Dois Palitos. Ufa!, suspirou ele, ao se ver novamente transformado em sapo. Cora Ronai Ergofóbico, pensou em trabalhar. Tornou-se político. Eduardo Junqueira Ferreira Maria sonhou que morria dormindo, não acordou. Victor Az Vim do futuro, não me quiseram lá. Affonso Guerrero Tinha muita gente dentro daqueles olhos. Foi fumar lá fora. Christiana Nóvoa Caim, cadê teu irmão? Não tenho irmão, responde sorrindo. Maray Furnari Especializou-se em maçãs envenenadas e fez carreira no cinema. Cora Ronai A História matou o romantismo. Foi inveja? Emerson Santana O Sol levantou mais cedo: o galo estava com insônia. Rafael Reinehr Ando meio desligado, estes dias quase caí num buraaaaaaa... Rafael Reinehr Largou o amor de sua vida por um copo de vinho e uma boa cantada. Renata Marinho Não conseguia amarrar a gravata, desistiu do casamento. Daniel Q. Colecionava relógios quebrados para parar o tempo. Manoela Galende Produção textual: microconto A partir da leitura do romance Dom Casmurro de Machado de Assis produza um microconto - releitura. Exemplos: Desgraçado leitor... Por que insiste em acompanhar as casmurrice deste narrador? Lisandre Mara klitzke Os olhos agitados de Capitu tragaram tudo. Inclusive eu. Lisandre Mara klitzke Juntei as duas pontas da minha vida (o que sou e o que fui) e só enrendei a cabeça do meu leitor. Lisandre Mara Klitzke Maré alta. Dos olhos de Capitu, vazava água do mar. Lisandre Mara Klitzke Escobar foi arrebatado pelos olhos de ressaca. Não resistiu, morreu afogado. Lisandre Mara klitzke Otelo e Casmurro... dois homens envenenados por um sentimento: o ciúme. Lisandre Mara Klitzke Quem nunca traiu atire a primeira pedra em Capitu. Lisandre Mara Klitzke Todo homem tem seu calcanhar de Aquiles. Capitu era o meu. Lisandre Mara Klitzke Navegou por mares nunca d´antes vistos. Os "olhos de cigana oblíqua e dissimulada de Capitu". Lisandre Mara Klitzke Ouça da aula da Profa. Lu do Colégio Objetivo sobre a obra Dom Casmurro: |
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