terça-feira, 26 de outubro de 2010

Texto dramático

GÊNERO DRAMÁTICO

Trata-se do texto escrito para ser encenado no teatro. Nesse tipo de texto, não há um narrador contando a história, todo o texto se desenrola a partir de diálogos, obrigando a uma seqüência rigorosa nas cenas e de suas relações de causa e conseqüência.

Atualmente, o gênero envolve dois aspectos: de um lado, como fenômeno literário, temos o texto, a linguagem; de outro, as técnicas de representação, o espetáculo. Ater-nos­emos, aqui, unicamente ao estudo do primeiro aspecto.

No drama, as personagens aparecem dotadas de características marcantes, representando realidades humanas concretas. Contudo, a caracterização será indireta, uma vez que se deve sugerir ao público os traços peculiares das personalidades representadas, sendo que o autor não pode imiscuir-se na ação. Assim, o teatro exige um esmerado juízo seletivo, pois cada um dos fatos ocorrentes deve, pela concisão ou/e pela síntese, ser capaz de despertar emoção. A obra dramática não apresenta descrições nem dissertações, mas busca acentuar a ação. O texto é, então, representativo, onde o diálogo é fundamental, em contraposição ao romance, à novela, ao conto, cujos textos visam a apresentar, e onde o diálogo, se houver, é bastante acessório.

É importante observar ainda que, no teatro, o autor faz uma tentativa de representar mais a língua falada do que a escrita. Daí os recursos próprios para enfatizar a entonação, a voz, a mímica, os gestos etc.

 
Leia o texto a seguir:


Filme Noir
O Chapeuzinho verde
Jô Soares

(Cenário: Interior - noite. Delegacia de Polícia Distrito do Bosque. Setor de contrabando de Biscoitos.)

Locutor: (off) O caso da menina do chapeuzinho verde é uma história real. Apenas a cor do chapeuzinho foi trocada, depois da queda do Muro de Berlim.

(Câmara aproxima-se da mesa do inspetor Lobo Mau.)

Lobo Mau - Meu nome é Lobo Mau, mas podem me chamar de Lobo. Tinha acabado de resolver o caso dos Três Parquinhos. O chefe felicitou-me e afagou minha cabeça dizendo que eu era um bom policial. Eu disse que não era um policial, eu era um lobo.

Sonoplastia: acorde de suspense.

O relógio bate 8 horas.

Lobo Mau - Oito horas. Tenho de fazer minha ronda pelo bosque. Escovo meu pêlo e saio para a floresta.

(Exterior - noite - bosque. Lobo está fumando encostado numa árvore. Aproxima-se uma estranha menina com uma cesta na mão e um curioso chapeuzinho verde.)

Lobo - com licença, menina. Gostaria de falar com você dois minutos.

Chapeuzinho – Quem é você?

Lobo - Inspetor Lobo Mau. Como é seu nome e aonde vai?

Chapeuzinho - Meu nome é Chapeuzinho Verde e eu estou indo para a casa da Vovó.

Lobo - Apesar desse nome ridículo, posso olhar o que você tem na cesta?

Chapeuzinho - Por que é que você quer olhar na cesta?

Lobo - Porque eu sempre olho na cesta, no sábado e no domingo.

(Take de Lobo Mau examinando a cesta cuidadosamente.)

Lobo - Vejamos: granadas, revólveres, duas metralhadoras e munição. Muito bem. Nada de suspeito aqui. Pode ir.

(Câmara pega Chapeuzinho Verde afastando-se de maneira sensual, rodando a cesta.)

Lobo - (Olhando a câmara em close.) Ela foi embora, sem perceber que eu tinha notado num compartimento secreto no fundo da cesta o que suspeitara: biscoitos!

Sonoplastia:acorde de suspense.

Lobo - Minha tarefa; chegar à casa da Vovó antes dela.

(Câmara mostra Lobo em disparada pelo bosque com a sirene ligada. Corta para interior – noite – casa da vovó).

Sonoplastia - batidas na porta. Vovó - Quem é?

Lobo - (Arrombando a porta e entrando.) É uma batida.

Vovó - Ótimo, eu gosto de batidas. É de limão?

Lobo - Não. É de polícia.

Vovó - Melhor ainda. São as mais fortes.

Lobo - (Em close para câmara.) Peguei a Vovó, tranquei-a no armário e colocando sua touca tomei seu lugar na cama. Cinco minutos depois ...

Chapeuzinho - (Entrando) Oi, Vovó. Eu me atrasei porque encontrei um tira no bosque. (Abrindo a cesta e mostrando os biscoitos) Está aqui a muamba.

Lobo - (Fazendo voz de vovó) Ótimo.

Chapeuzinho - Vovó, que orelhas grandes a senhora tem!

Lobo - É para melhor ouvir as provas.

Chapeuzinho - Mas Vovó! Que mãos grandes a senhora tem!

Lobo - É para melhor algemá-Ia.

Chapeuzinho - Mas Vovó! Que revólver enorme a senhora está apontando para mim!

Lobo - (Pulando da cama.) É para melhor prendê-Ia. Você é sua estão fazendo contrabando biscoitos através do bosque.

Sonoplastia: acorde de suspense.

Chapeuzinho - Oh! Você não é a Vovó! Você é aquele tira disfarçado de Vovó! Não sei como não percebi antes. Foi fácil notar a troca porque você se esqueceu dos bigodes.

Lobo - Mas eu não tenho bigodes.

Chapeuzinho - Pois é. Vovó tinha.

Sonoplastia: música de suspense. (Câmara vai se afastando num longo travelling e sai pela janela, mostrando a casa e todo o bosque.)

Locutor: (off) Existem milhões de histórias da carochinha no bosque encantado. Esta é apenas uma delas.


The End
(Veja, 9 de junho 1993)



Produção textual: adaptação de textos


Roteiro:

1. Nome do texto
2. Nome do autor
3. Adaptação de:
4. Personagens e características
5. Cenário

Ato único

Cena: (entrada dos personagens no palco - ele não pode aparecer do nada)

Produza o texto a partir das características do texto dramática - o nome do personagem deve vir ante de sua fala; marque também as rubricas de tom e movimentação do personagens. (Não se esqueça: não há narrador no texto teatral, tudo deve ser indicado nas rubricas.


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