quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Aprenda a escrever, escrevendo 1


Vinte e uma coisas que aprendi como escritor

APRENDI que escrever é basicamente contar histórias, e que os melhores livros de ficção que li eram aqueles que tinham uma história para contar.
APRENDI que o ato de escrever é uma sequela do ato de ler. É preciso captar com os olhos as imagens das letras, guardá-las no reservatório que temos em nossa mente e utilizá-las para compor as nossas próprias palavras.
APRENDI que, quando se começa, plagiar não faz mal nenhum. Copiei descaradamente muitos escritores, Monteiro Lobato, Viriato Correa e outros. Não se incomodaram com isto. E copiar me fez muito bem.
APRENDI que, quando se começa a escrever, tinha de escrever. Não adiantava só ficar falando de como é bonito escrever; eu tinha mesmo de enfrentar o trabalho braçal (e glúteo) de sentar e trabalhar.
APRENDI que uma boa ideia pode ocorrer a qualquer momento: conversando com alguém, comendo, caminhando, lendo (e, segundo Agatha Christie, lavando pratos).
APRENDI que uma boa ideia é realmente boa quando não nos abandona, quando nos persegue sem cessar. O grande teste para uma ideia é tentar se livrar dela. Se veio para ficar, se resiste ao sono, ao cansaço, ao cotidiano, é porque merece atenção.
APRENDI que aeroportos e vares são grandes lugares para se escrever. O var, por razões óbvias; o aeroporto, porque nele a vida como que está em suspenso. Nada como uma existência provisória para despertar a inspiração literária.
APRENDI que as costas do talão de cheque é um bom lugar para anotar ideias (é por isso que o escritor tem de ganhar a grana suficiente para abrir uma conta bancária). O guardanapo do restaurante também serve, desde que seja de papel e não de pano.
APRENDI que não dá para usar um gravador como forma de registrar textos. A nossa voz sai de outro compartimento, que nada tem a ver com a palavra escrita.
APRENDI que o computador é um grande avanço no trabalho de escrever, mas tem um único inconveniente: elimina os originais, os riscos, os borrões, e portanto a história do texto, a qual – como toda história – pode nos ensinar muito.
APRENDI que a mancha gráfica representada pelo texto impresso diz muito sobre este mesmo texto. As linhas não podem estar cheias de palavras; o espaço vazio é tão eloquente quanto o espaço preenchido pela escrita. O texto precisa respirar, e quando respira, fica graficamente bonito. Um texto bonito é um texto bom.
APRENDI a rasgar e jogar fora. Quando um texto não é bom, ele não é bom – ponto. Por causa da autocomiseração (é a nossa vida que está ali!) temos a tentação de preserva-lo, esperando que, de forma misteriosa, melhore por si. Ilusão. É preciso ter a coragem de se desfazer. A cesta de papel é uma grande amiga do escritor.
APRENDI a usar a gaveta. Mesmo os melhores textos, como os melhores vinhos, beneficiam-se de um período de maturação. Precisamos lê-lo com olhar diferente. E nada como o tempo para isto.
APRENDI a não ter pressa de publicar. Já se ouviu falar de muitos escritores batendo, aflitos, à porta dos editores. O que é mais raro, muito mais raro, são os leitores batendo à porta do escritor.
APRENDI a não reler meus livros. Um livro tem existência autônoma, boa ou má. Não precisa do olhar de quem o escreveu para sobreviver.
APRENDI que, como escritor, um livro é como um filho, mas que é preciso diferenciar entre filhos e livros.
APRENDI que terminar um livro se acompanha de uma sensação de vazio, mas que o vazio também faz parte da vida de quem escreve.
APRENDI que há uma diferença entre literatura e vida literária, entre literatura e política literária. Escrever é um vício solitário.
APRENDI a diferenciar entro o verdadeiro crítico e o falso crítico. O falso crítico não está falando do que leu. Está falando dos seus próprios problemas.
APRENDI que, para um escritor, frio na barriga ou pêlos do braço arrepiados são um bom sinal: um livro vem vindo aí.
SCLIAR, Moacyr. In: Blau – Jornal bimestral de literatura, Porto Alegre, n. 5, agosto de 1995.
Atividade

Assunto: Intertextualidade
O plágio é uma prática intertextual considerada criminosa, porém Scliar tem uma outra visão deste ato. Sobre o ato de plagiar, referido no texto, é correto afirmar que:
a)   os escritores sempre começam a escrever plagiando.
b)   os autores Lobato e Viriato Correa também plagiaram.
c)   o ato de plagiar fez bem ao autor do texto.
d)   os escritores gostam de ser plagiados.

Segundo o texto, o trabalho do escritor só não depende:
a)       da observação do cotidiano.
b)       do esforço árduo.
c)        da maturação das idéias.
d)       dos vícios adquiridos.

De acordo com Scliar, as ideias realmente boas só não podem:
a) ser abandonadas
b)  ser provisórias
c)  ocorrer a qualquer instante
d)  ocorrer em qualquer lugar

Metalinguagem
A metalinguagem também é um recurso comumente utilizado na Literatura. Assim, o texto lido não foge à regra, é metalinguístico. Marque a alternativa que não atesta esta característica:
a)   “O grande teste para uma ideia é tentar se livrar dela.”
b)   “APRENDI que o ato de escrever é uma sequela do ato de ler.”
c)   “Copiei descaradamente muitos escritores, Monteiro Lobato, Viriato Correa e outros.”
d)   “eu tinha mesmo de enfrentar o trabalho braçal (e glúteo) de sentar e trabalhar.”


Produção textual: releitura

Aproveite das ideias de Moacyr Scliar e escreva uma crônica a partir de uma das sugestões abaixo:
10 coisas que aprendi como estudante.
10 coisas que aprendi com o meu chefe.
10 coisas que aprendi com o amor.
10 coisas que aprendi como torcedor fiel.

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