sábado, 23 de abril de 2011

Autorretrato

(...) "Um autorretrato é um retrato, uma imagem, que o artista se faz de si mesmo. Muito usado na pintura, na literatura ou na escultura, o autorretrato nem sempre representa a imagem real da pessoa, mas sim como o artista se vê: aceita e assume ou tenta mudar e isso depende de cada pessoa ou mesmo de cada momento". Miguel Pipe


Texto I: O autorretrato

No retrato que me faço
- traço a traço -
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...


às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...

e, desta lida, em que busco
- pouco a pouco –
minha eterna semelhança,
no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!
QUINTANA, Mário. Apontamentos de História
Sobrenatural, Editora Globo, SP, 1976.


Texto II: fadas e bruxas

Metade de mim é fada,
a outra metade é bruxa.
Uma escreve com sol,
a outra escreve com a lua.
Uma anda pelas ruas
cantarolando baixinho,
a outra caminha de noite
dando de comer à sua sombra.
Uma é séria, a outra sorrí;
uma voa, a outra é pesada.
Uma sonha dormindo,
a outra sonha acordada.
Roseana Murray

Texto III: Autorretrato Salvador Dalí


Texto IV: Autorretrato Salvador Dalí





Produção textual: autorretrato

1. Depois de ler os textos, produza, em versos, seu autorretrato.

Dicas:
- Procure destacar as características que, em você, são mais expressivas.
- Imagine um interlocutor.
- Utilize metáforas, comparações, sinestesias e outras figuras de linguagem para descrevê-lo, a fim de tornar seu texto mais poético.
- Se alguém que não o conhecesse tivesse que identificá-lo no meio de uma multidão o que seria preciso ressaltar?

0 comentários:

Postar um comentário