sábado, 23 de abril de 2011

Ponto de vista

          Qualquer narrativa tem um ponto de vista e qualquer história é outra história se muda o ponto de vista. A variação do ponto de vista é um elemento chave em qualquer narrativa. Leia o texto a seguir e observe como ocorre a mudança do ponto de vista. 

Um dia de gato

Heloísa Seixas

       Tudo aconteceu muito rápido. Só me lembro de ter ouvido um estrondo, depois um tremor imenso, um grito em algum lugar distante – foi só. E o mundo acabou.

        Estava dormindo quando aconteceu. Ou adormeci depois, não sei. Acho que desmaiei. Mas é possível que o mundo tenha mesmo acabado porque a verdade é que agora abro os olhos, arregalando-os com toda força até senti-los secos e, ainda assim, não vejo nada.

        Tento mover meus músculos. Estico as costas com cuidado e, no silêncio enorme que me cerca, ouço os pequenos estalos das vértebras. Assim. Estou conseguindo. Devagar. Sinto alguma coisa fria – parece uma parede – colada à lateral do meu corpo, mas acho que se me arrastar para a frente conseguirei sair daqui. O chão está úmido, como se encharcado por uma substância viscosa. Talvez signifique perigo. Mas não devo pensar nisso agora. O importante é que o chão escorregadio facilita meu deslocamento. Vou em frente, esgueirando-me por espaços ínfimos, menores que meu corpo. Sou bom nisso.

        Após alguns minutos de esforço, sou recompensado. Percebo ao longe, como se ao fim de um túnel, uma claridade.

        Agora, aqui está. Mais este obstáculo e estarei livre. Empurro a pedra com o corpo. É uma lasca de cimento, afiada, que me raspa a orelha. Sinto uma dor aguda. Acho que me feri. Mas não vou desistir.

        A luz explode em meus olhos, seu clarão quase me cega. Sinto o ar frio de primavera nas narinas – e sei que este é o cheiro da liberdade. Mas, assim que minhas pupilas se ajustam à luz do dia, tomo um susto: a poucos passos de mim há um homem, segurando uma estranha máquina preta. Será que vai me matar?

* * *

        O cinegrafista ajeita sua câmera e começa a rodar. Diante dele, os escombros de uma casa nos arredores de Pristina, capital do Kosovo, na Iugoslávia. Mais uma casa destruída pelos bombardeios – apenas mais uma, entre tantas.

        De repente, alguma coisa se move entre os escombros. Ele ajeita o foco, atento. E vê, com surpresa, surgir de trás de uma lasca de concreto um gatinho branco, os olhos azuis piscando muito ante a claridade do dia. Sua orelha sangra, o pêlo do pescoço está escuro, as patas também, como se sujos de graxa, mas ele dá um salto para a frente, com grande agilidade. E depois fica parado, olhando o cinegrafista com sua máquina.

        Parece perplexo. Seus donos com certeza estão mortos. Muita gente está morta. Mas ele saiu ileso do bombardeio. Emerge daquele cenário de destruição, com seus olhos azuis cheios de perguntas. É um sobrevivente da fúria dos homens.

Atividades

1. Leia a tirinha a seguir e responda.



a) Que inferência podemos fazer a partir do retrato produzido pelo elefente?
b) Que importância a escolha do ponto de vista passa a ter no texto?

2. Escreva um parágrafo antes da descoberta de um corpo. Você poderá, talvez, descrever como ele se aproximou do cadáver que vai encontrar, ou o local, ou as duas coisas. Seu objetivo é atrair o leitor para o parágrafo seguinte e dar a ele o desejo de saltar algumas linhas para ler adiante, ao mesmo tempo mantendo o interesse pelo seu parágrafo.

3. Descreva uma paisagem através dos olhos de uma velha cujo marido - repelente e detestável - acaba de morrer. Não mencione nem marido nem morte. Variações:


- Descreva um lago pelos olhos de um rapaz que acaba de cometer um assassinato. Não mencione o crime. 

- Descreva um prédio visto por um homem cujo filho acaba de morrer num assalto. Não mencione o filho, o assalto ou o homem.

Depois descreva o mesmo edifício e as mesmas condições e hora do dia, do ponto de vista de um amante feliz. Não mencione amor nem amada.

0 comentários:

Postar um comentário