sexta-feira, 22 de abril de 2011

Cacófatos



Os cacófatos são palavras torpes, obscenas ou ridículas formadas por aqueles encontros casuais das sílabas finais de um vocábulo com as iniciais do outro. “Não pense nunca nisso” – pronto! Falou caniço. “Já que tinha resolvido…” — pronto! Falou jaquetinha. “O irmão pôs a culpa nela” — pronto! Falou panela. “Existe uma herdeira” — pronto! Falou merdeira.

Leia o poema:

No alto daquele cume
Plantei uma roseira
O vento no cume bate
A rosa no cume cheira

Quando vem a chuva fina
Salpicos no cume caem
Formigas no cume entram
Abelhas do cume saem

Quando vem a chuva grossa
A água do cume desce
O barro do cume escorre
O mato no cume cresce

Então quando cessa a chuva
No cume volta a alegria
Pois torna a brilhar de novo
O sol que no cume ardia


Atividade

1. Destaque as ocorrências de cacófatos nas frase a seguir: 
a) Topei dando nela com a vara de toca gado
b) Lagartos do cume saiam
c) Entrega-se uma laranja por cada
d)Tirei o chiclete da boca dela
e) Vâmo ir já que já tá pingando
f) O homem com fé demais.
g) O homem com pouca fé.
h) Vou-me já, pois estou atrasado.
i) Vou-me então, pois estou atrasado.
j) Essa fada aparece no filme de Peter Pan.
k) Havia dado a hora de sairmos.
l) Eu amo ela demais.
m) Não vi ela ontem.


2. Divirta-se com o vídeo: É nóis na fita.
http://www.youtube.com/watch?v=klfyEo4SqD8&feature=player_embedded#at=11

0 comentários:

Postar um comentário