sexta-feira, 22 de abril de 2011

Exercícios: elementos da comunicação


 
Comunicação


Em certa ocasião uma família inglesa foi passar férias na Alemanha.
Numa pequena cidade, repararam em uma casa de campo que lhes pareceu boa para passarem as férias de verão. Falaram com o proprietário, um pastor protestante, e pediram que lhes mostrasse a casa. Deixaram o aviso de que voltariam no próximo verão.
Uma vez na Inglaterra, discutindo acerca da planta da casa a senhora se lembrou de não ter visto o "WC". Escreveram imediatamente ao pastor para obter tal pormenor.

A carta foi escrita assim:

"Gentil Pastor:
Sou membro da família que há pouco o visitou a fim de alugar sua propriedade no próximo verão. Mas, como nos esquecemos de um detalhe, muito agradeceríamos se nos informasse onde se encontra o "WC"...
Julgando o pastor tratar-se da capela da seita inglesa "White Chapel", respondeu assim:

"Gentil Senhora:
Recebi sua carta e tenho o prazer de comunicar-lhe que o local a que se refere fica a doze quilômetros da casa. E isto é muito cômodo, sobretudo se tem o hábito de ir freqüentemente; nesse caso, é preferível levar comida para ficar o dia todo. Alguns vão a pé, outros de bicicleta. Há lugar para 400 pessoas sentadas e 100 em pé. O ar é condicionado para evitar inconveniências de aglomerações. Os assentos são de veludo e recomenda-se chegar cedo para pegar lugar sentado.
As crianças sentam-se ao lado dos adultos e todos cantam em coro. Na entrada, é fornecida uma folha de papel para cada pessoa, mas, se alguém chegar depois da distribuição, pode usar a folha do vizinho do lado. Tal folha deverá ser restituída para ser usada todo mês. Existem também amplificadores de som. Tudo é recolhido para as crianças pobres da região. Fotógrafos especiais tiram fotos para os jornais da cidade de modo que todos possam ver seus semelhantes no cumprimento de um dever tão humano.
Atenciosamente.
RESPONDA:

1) Em comunicação, toda força interna ou externa que modifica ou interrompe a mensagem recebe o nome de ___________________________ .
 
2) A decodificação da mensagem no processo de comunicação é papel do _______________.
 
3) Como fonte de comunição, estou, neste momento, escrevendo a você. A fonte pode ser, então, um  indivíduo falando, escrevendo, gesticulando. Dizemos, então, que existem vários tipos de mensagens,  respectivamente: __________________________ e ______________________________
 
4) Para eu fazer uma transmissão de mensagem, preciso ter idéias para reparti-las com alguém. De quem parte as idéias é o ________________ ou ________________ e quem as recebe é o _______________ ou ___________________
 
5) O veículo através do qual transmitimos uma mensagem chama-se ____________________
 
6) Quando nos comunicamos, temos sempre um objetivo a atingir. Podemos dizer que, em sala de aula, o objetivo do professor é __________________________________________ .
 
7) Quando a fonte tenta estabelecer uma troca de idéias, sentimentos, informações com alguém, ela usa um conjunto de sinais ou símbolos que recebe o nome de ______________________________________ .
 
8) Quando elaboramos uma mensagem podemos usar __________________________ códigos.
 
9) A _____________________ deve sempre escolher um código que o receptor ____________________ .
 
10) Quando o receptor recebe a mensagem, ele a decodifica, ou seja, ele interpreta o ________________ recebido.
 
11) No processo de comunicação, a ____________ codifica a mensagem e o receptor a ______________
 
12) Para enviar a você uma mensagem eu a ______ através de símbolos gráficos que é o ____________
 
13) Telefone, telegrama, carta, bilhete, contato direto com a pessoa, são _____________ de comunicação.
 
14) Quando a mensagem torna-se mais fácil de ser entendida pois o assunto é comum tanto ao receptor quanto ao emissor, dizemos que ambas estão em ______________________________________

15) Se num discurso, falo e ninguém presta atenção em minhas palavras está ocorrendo um ___________ no processo.
 
16) A resposta à mensagem enviada recebe o nome de ______________________________ .
 
17) Quem você julga culpado pelo ruído ocorrido no texto? Justifique.

18) Que elemento do processo ocasionou a má decodificação da mensagem? Justifique.

19. Divirta-se:


0 comentários:

Postar um comentário