domingo, 1 de julho de 2012

Formação de palavras


Leia os textos a seguir e responda às questões de 1 a 4.

Texto 1
I
Deixei uma ave me amanhecer
XLVII
Abelhas novembras murmuram meu olho.
XLIX
(...)
Os morros se andorinham longemente...
Eu me horizonto.
Eu sou o horizonte dessas garças.

Texto 2
Prefácio - Manoel de barros
Assim é que elas foram feitas (todas as coisas) -
sem nome.
Depois é que veio a harpa e a fêmea em pé.
Insetos errados de cor caíam no mar.
A voz se estendeu na direção da boca.
Caranguejos apertavam mangues.
Vendo que havia na terra
Dependimentos demais
E tarefas muitas -
Os homens começaram a roer unhas.
Ficou certo pois não
Que as moscas iriam iluminar
O silêncio das coisas anônimas.
Porém, vendo o Homem
Que as moscas não davam conta de iluminar o
Silêncio das coisas anônimas -
Passaram essa tarefa para os poetas.

1. Um dos efeitos poéticos obtido por Manuel de Barros é criado a partir de uma utilização diferenciada das palavras. Aponte, nos fragmentos do texto 1, palavras que foram inventadas (neologismos).

2. Além de neologismos, Manuel de Barros também cria um efeito poético ao utilizar certas palavras de forma diferente da usual. Cite um exemplo.

3. O segundo texto, “Prefácio”, mostra qual deve ser o papel do poeta. Qual é esse papel?

4. De que forma essa definição justificaria as invenções de linguagem apontadas na questão anterior?

Fonte: ABAURRE, Maria Luiza; PONTARA, Marcela Nogueira e FADEL, Tatiana. Português, ed. Moderna, volume 3. 

0 comentários:

Postar um comentário