Leia a letra da música abaixo, de Caetano Veloso, e responda às questões de 01 a 08.
Você não entende nada
Quando eu chego em casa nada me consola
Você está sempre aflita
Lágrimas nos olhos, de cortar cebola
Você está tão bonita
Você traz a coca-cola eu tomo
Você bota a mesa, eu como, eu como
Eu como, eu como, eu como
Você não está entendendo
Quase nada do que eu digo
Eu quero ir-me embora
Eu quero é dar o fora
E quero que você venha comigo
E quero que você venha comigo
Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento
Você está tão curtida
Eu quero tocar fogo nesse apartamento
Você não acredita
Traz meu café com suíta eu tomo
Bota a sobremesa, eu como, eu como
Eu como, eu como, eu como
Você
Tem que saber que eu quero correr mundo
Correr perigo
Eu quero ir-me embora
Eu quero dar o fora
E quero que você venha comigo
Questão 01
Sobre as ideias do poema, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O eu lírico utiliza o pronome de tratamento você para dirigir-se ao leitor virtual.
( ) A posição ideológica do eu lírico é a de um inconformado com a vida que leva.
( ) Um dos quereres do eu lírico é que a mulher o acompanhe, que deixem a mesmice do cotidiano.
( ) Da postura do eu lírico frente à vida, é possível inferir que ele não corrobora com alguns valores sociais dominantes.
Assinale a sequência correta.
[A] F, F, V, V
[B] F, V, V, V
[C] V, V, F, V
[D] V, F, F, F
Questão 02
Em Quando eu chego em casa, o uso da primeira pessoa imprime
[A] maior concretude ao que é dito devido ao modo como é dito.
[B] possibilidade de o eu lírico afastar-se da posição de observador.
[C] maior subjetividade, levando o leitor a associar o eu lírico à visão pessoal do poeta.
[D] uma visão otimista da vida cotidiana do casal que vive intensamente um café da manhã.
Em Quando eu chego em casa, o uso da primeira pessoa imprime
[A] maior concretude ao que é dito devido ao modo como é dito.
[B] possibilidade de o eu lírico afastar-se da posição de observador.
[C] maior subjetividade, levando o leitor a associar o eu lírico à visão pessoal do poeta.
[D] uma visão otimista da vida cotidiana do casal que vive intensamente um café da manhã.
Questão 03
Em relação aos recursos linguísticos e textuais, assinale a afirmativa correta.
[A] Em lágrimas nos olhos, de cortar cebolas, há presença de linguagem conotativa, própria de letra de música.
[B] O final do texto quebra a expectativa do leitor que acredita na partida do eu lírico sozinho.
[C] A presença do verbo ter, de expressões como tocar fogo e de palavras como curtida evidencia o caráter formal da linguagem utilizada.
[D] O modo de organização textual, como repetição de termos e de estrutura, compõe o efeito de sentido pretendido.
Em relação aos recursos linguísticos e textuais, assinale a afirmativa correta.
[A] Em lágrimas nos olhos, de cortar cebolas, há presença de linguagem conotativa, própria de letra de música.
[B] O final do texto quebra a expectativa do leitor que acredita na partida do eu lírico sozinho.
[C] A presença do verbo ter, de expressões como tocar fogo e de palavras como curtida evidencia o caráter formal da linguagem utilizada.
[D] O modo de organização textual, como repetição de termos e de estrutura, compõe o efeito de sentido pretendido.
Questão 04
No trecho Você está tão curtida, a palavra curtida foi empregada com sentido de
[A] sofrida.
[B] extasiante.
[C] decepcionada.
[D] desiludida.
No trecho Você está tão curtida, a palavra curtida foi empregada com sentido de
[A] sofrida.
[B] extasiante.
[C] decepcionada.
[D] desiludida.
Questão 05
No trecho Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento, a repetição da palavra eu constitui
[A] elemento de retomada.
[B] forma de progressão.
[C] recurso enfático.
[D] articulador lógico.
No trecho Eu me sento, eu fumo, eu como, eu não aguento, a repetição da palavra eu constitui
[A] elemento de retomada.
[B] forma de progressão.
[C] recurso enfático.
[D] articulador lógico.
Questão 06
Os versos Bota a sobremesa, eu como, eu como / Eu como, eu como, eu como são organizados por meio de vírgulas para
[A] articular elementos próprios da estrutura da sintaxe oral com ideia de contraste.
[B] separar orações subordinativas, enfatizando-as.
[C] elencar ações recorrentes, com um mesmo plano de importância.
[D] destacar ações passadas pertencentes ao mesmo campo lexical.
Os versos Bota a sobremesa, eu como, eu como / Eu como, eu como, eu como são organizados por meio de vírgulas para
[A] articular elementos próprios da estrutura da sintaxe oral com ideia de contraste.
[B] separar orações subordinativas, enfatizando-as.
[C] elencar ações recorrentes, com um mesmo plano de importância.
[D] destacar ações passadas pertencentes ao mesmo campo lexical.
Questão 07
Da leitura do texto, é possível construir qual imagem de mulher?
[A] Sonhadora
[B] Esperançosa
[C] Submissa
[D] Conformada
Da leitura do texto, é possível construir qual imagem de mulher?
[A] Sonhadora
[B] Esperançosa
[C] Submissa
[D] Conformada
Questão 08
Leia o trecho:
Traz meu café com suíta eu tomo
Bota a sobremesa, eu como, eu como
Eu como, eu como, eu como
Você
Tem que saber que eu quero correr mundo
Leia o trecho:
Traz meu café com suíta eu tomo
Bota a sobremesa, eu como, eu como
Eu como, eu como, eu como
Você
Tem que saber que eu quero correr mundo
Sobre a construção desse trecho, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) A ausência de pontuação junto à palavra você contribui para criar um sentido ambíguo.
( ) Um dos sentidos possíveis para a palavra você pode ser considerado vulgar por remeter à mulher.
( ) Os verbos trazer, botar e ter encontram-se no modo indicativo.
( ) A palavra suíta, marca de um dos primeiros adoçantes surgidos no Brasil, significa no texto o próprio produto.
Assinale a sequência correta.
[A] V, V, F, F
[B] F, V, F, V
[C] F, F, V, V
[D] V, F, V, V
( ) A ausência de pontuação junto à palavra você contribui para criar um sentido ambíguo.
( ) Um dos sentidos possíveis para a palavra você pode ser considerado vulgar por remeter à mulher.
( ) Os verbos trazer, botar e ter encontram-se no modo indicativo.
( ) A palavra suíta, marca de um dos primeiros adoçantes surgidos no Brasil, significa no texto o próprio produto.
Assinale a sequência correta.
[A] V, V, F, F
[B] F, V, F, V
[C] F, F, V, V
[D] V, F, V, V
0 comentários:
Postar um comentário