Leia o texto para responder às questões 1, 2 e 3.
Muita gente não sabe usar um celular. Veja o que você NÃO deve fazer com ele.
VEXAMES
Muita gente não sabe usar um celular. Veja o que você NÃO deve fazer com ele.
* Não ande com o celular pendurado na calça. Fica feio. Guarde-o na mochila. Dá para escutá-lo do mesmo jeito.
* Desligue o celular durante as aulas – ou em lugares públicos, como o cinema. Depois você acessa a caixa postal e pega a mensagem.
* Nunca telefone durante a aula. Não adianta se abaixar, nem cobrir o celular com o cabelo. As pessoas vão perceber que você está ao telefone.
* Quando estiver com apenas uma amiga, não fique horas falando ao celular.
* Não ofereça o seu telefone só para ser simpática. Lembre-se da conta que vai chegar.
Questão 1
Sobre o texto, assinale a afirmativa correta.
A) Criticar o jovem que não sabe usar adequadamente o celular, chegando a situações de vexame, é a intenção do texto.
B) Certas escolhas lexicais permitem deduzir que o interlocutor pretendido é jovem, estudante, sexo masculino.
C) A linguagem do texto é formal, com complexidade sintática, adequada ao interlocutor que a revista em que o texto foi publicado pretende alcançar.
D) O texto pode ser classificado como gênero instrucional pela intencionalidade, por ser uma seqüência de recomendações e por apresentar verbos no imperativo.
E) Os argumentos apresentados no texto relacionam-se às áreas educacional, social e midiática.
(Capricho, 21/11/1999.)
Questão 1
Sobre o texto, assinale a afirmativa correta.
A) Criticar o jovem que não sabe usar adequadamente o celular, chegando a situações de vexame, é a intenção do texto.
B) Certas escolhas lexicais permitem deduzir que o interlocutor pretendido é jovem, estudante, sexo masculino.
C) A linguagem do texto é formal, com complexidade sintática, adequada ao interlocutor que a revista em que o texto foi publicado pretende alcançar.
D) O texto pode ser classificado como gênero instrucional pela intencionalidade, por ser uma seqüência de recomendações e por apresentar verbos no imperativo.
E) Os argumentos apresentados no texto relacionam-se às áreas educacional, social e midiática.
Questão 2
Em relação aos recursos coesivos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na introdução do texto, o pronome você retoma o sentido de gente, e ele, o sentido de celular; ambos constituem coesão por substituição.
( ) Embora sem a presença de elementos coesivos interfrasais na primeira recomendação, a segunda frase acrescenta a idéia de explicação à primeira frase.
( ) As recomendações não estão ligadas por elementos coesivos interfrasais, o que as une é a progressão temática.
( ) Reescrevendo a última recomendação, sem alterar o sentido, fica: Não ofereça o seu telefone só para ser
simpática, portanto a conta vai chegar alta.
Assinale a seqüência correta.
A) F, F, V, V
B) V, V, V, F
C) V, F, V, F
D) F, V, V, V
E) F, V, V, F 5/33
Questão 3
Um dos fatores de coerência textual é a uniformidade de tratamento. Assinale a reescritura da segunda recomendação que NÃO respeita esse fator.
A) Desliguem o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois vocês acessam a caixa postal e pegam a mensagem.
B) Desligai o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois vós acessais a caixa postal e pegais a mensagem.
C) Desliga o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois tu acessas a caixa postal e pegas a mensagem.
D) Desligue o celular durante as aulas – ou em lugares públicos, como o cinema. Depois tu acessas a caixa postal e pegas a mensagem.
E) Desliguemos o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois nós acessamos a caixa postal e pegamos a mensagem.
Em relação aos recursos coesivos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Na introdução do texto, o pronome você retoma o sentido de gente, e ele, o sentido de celular; ambos constituem coesão por substituição.
( ) Embora sem a presença de elementos coesivos interfrasais na primeira recomendação, a segunda frase acrescenta a idéia de explicação à primeira frase.
( ) As recomendações não estão ligadas por elementos coesivos interfrasais, o que as une é a progressão temática.
( ) Reescrevendo a última recomendação, sem alterar o sentido, fica: Não ofereça o seu telefone só para ser
simpática, portanto a conta vai chegar alta.
Assinale a seqüência correta.
A) F, F, V, V
B) V, V, V, F
C) V, F, V, F
D) F, V, V, V
E) F, V, V, F 5/33
Questão 3
Um dos fatores de coerência textual é a uniformidade de tratamento. Assinale a reescritura da segunda recomendação que NÃO respeita esse fator.
A) Desliguem o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois vocês acessam a caixa postal e pegam a mensagem.
B) Desligai o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois vós acessais a caixa postal e pegais a mensagem.
C) Desliga o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois tu acessas a caixa postal e pegas a mensagem.
D) Desligue o celular durante as aulas – ou em lugares públicos, como o cinema. Depois tu acessas a caixa postal e pegas a mensagem.
E) Desliguemos o celular durante as aulas – ou em lugares públicos como o cinema. Depois nós acessamos a caixa postal e pegamos a mensagem.
0 comentários:
Postar um comentário